Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

11/12/2014 09:33 - Souza Paiol investe R$ 1,2 milhão e lança cachaça

Empresa fez parceria com alambique de Pitangui para produção da aguardente que tem o mesmo nome dos cigarros

 

 



Se o mercado de cervejas artesanais não para de crescer no Brasil, o da bebida mais identificada com o país, a cachaça, não é diferente. Elevada ao patamar de patrimônio nacional, a aguardente de cana é também patrimônio cultural de Minas Gerais. Com o consumo em nível crescente no exterior e entre o público feminino, a bebida popular ganhou status e versões sofisticadas. Essa mudança de perfil atrai novos investidores. Conforme dados do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), existem cerca de 40 mil produtores no Brasil, gerando 600 mil empregos diretos e indiretos.

Atenta a esse mercado, a tradicional fabricante de cigarros de palha Souza Paiol, instalada há 16 anos em Pitangui, na região Centro-Oeste do Estado, lança marca própria de cachaça artesanal nas versões prata e ouro. De acordo com o proprietário da Souza Paiol, Haroldo Vasconcelos, o investimento no novo segmento foi de R$ 1,2 milhão em pesquisa, mão e obra e divulgação.

"Era um sonho antigo lançar a cachaça. Percebemos que tínhamos pronta uma estrutura que podia ser aproveitada, com representantes, pontos de venda e até os consumidores do nosso cigarro, que têm perfis bastante parecidos. Precisávamos encontrar um produto que tivesse as características que precisávamos em termos de qualidade e capacidade de produção", explica Vasconcelos.

A oportunidade veio através de uma parceria com um alambique da cidade. A produção inicial é de 120 mil litros mensais, e a expectativa é que em dois anos a produção alcance a marca de 300 mil litros por mês. "Buscamos uma empresa que fosse capaz de oferecer todas as qualidades técnicas que procurávamos. Toda a produção é feita por ela e nós damos o nome. Era um produto que eles já tinham desenvolvido e que aprovamos. No futuro, queremos, em parceria com o Sebrae, adaptar outros 15 alambiques da cidade para que eles também produzam a nossa cachaça", afirma o empresário.

A cachaça será encontrada, em um primeiro momento, em lojas de conveniência especializadas em bebidas e varejo de Brasília, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso, além de Minas Gerais. Comerciantes interessados podem buscar informações no site da empresa ou com os representantes espalhados pelo Brasil. O preço sugerido é de R$ 35 para a versão prata e R$ 45 para a ouro.

Na mira de Vasconcelos já está o mercado internacional, começando pelos Estados Unidos. "Todo estrangeiro que vem ao Brasil se apaixona pela cachaça e, principalmente, pela caipirinha. A Souza Paiol tem um sabor muito propício a agradar esse público e às mulheres. Ela não é para descer queimando, mas sim para deixar um sabor agradável", destaca.


Cenário - Em 2014, a empresa, que é especializada no ramo da tabacaria, cresceu 6% em faturamento. A expectativa para 2015 é de incremento de 10%. "Com o lançamento da cachaça esperamos diversificar nosso público e crescer. Nosso objetivo maior é, em cinco anos, colocar Pitangui em condições de competir com Salinas (município do Norte de Minas conhecido pela quantidade e qualidade da cachaça produzida). Temos que pensar grande. Só cresce quem tem ousadia. Pitangui já é conhecida pelo cigarro e será também pela cachaça", decreta.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>