Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

18/11/2014 11:47 - Setor de bebidas espera crescimento alto com comemorações de fim de ano

A expectativa é que as vendas no último bimestre de 2014 tenham alta de até 35% em relação ao ano passado

 



O fim de ano é uma época propícia ao consumo de bebidas, com destaque para os vinhos, espumantes e uísques. Por isso, as casas especializadas investiram em novidades e já estão com os estoques reforçados para suprir o aumento da demanda, que tradicionalmente registra forte crescimento a partir da segunda metade deste mês. A expectativa é que as vendas no último bimestre de 2014 tenham alta de até 35% em relação a idêntico intervalo do exercício passado.

A enoteca Decanter, localizada na região da Savassi, é a mais otimista e projeta vender 35% a mais em 2014 na comparação com 2013. As comercializações feitas entre novembro e dezembro correspondem a 25% do montante faturado anualmente. Neste ano, a empresa disponibiliza aos clientes 1.450 rótulos de vinho, sendo 20 deles inéditos no mix. O tíquete médio, que normalmente varia entre R$ 220 e R$ 280, também tende a ter incremento nesta época.

Segundo o sommelier da Decanter, Nelton Fagundes, a procura é grande não somente pelos vinhos, mas também pelos demais produtos encontrados no empório gourmet do estabelecimento, como azeites, geleias e chocolates, o que ajuda a aumentar o valor desembolsado pelos compradores. "As pessoas valorizam muito o fim do ano e, geralmente, é quando estão dispostas a gastar um pouco mais", avalia. A Decanter conta com uma equipe formada por 26 funcionários, que trabalha dobrado no período para conseguir atender o intenso movimento.

Na Casa do Vinho, com duas unidades na região Centro-Sul Belo Horizonte, a previsão é que as vendas nos dois últimos meses do ano cresçam 10% sobre idêntico intervalo do exercício anterior. "Como trabalhamos com produtos importados, nos preparamos com antecedência para evitar surpresas com as variações do câmbio. Agora, já estamos com o estoque bastante reforçado", afirma o sócio-proprietário, André Martini.

Nas duas unidades é possível encontrar 500 tipos diferentes de vinho e, em 2014, foram trazidas 50 novidades de países como Itália, Portugal e França. Martini observa que normalmente os consumidores que pertencem à classe A, entendem um pouco mais de vinho e, por isso, valorizam produtos diferenciados e com qualidade mais elevada. Ele ainda ressalta a importância da clientela corporativa, que costuma fazer grandes encomendas no período para premiar colaboradores.

Quem também aposta no potencial do mercado corporativo é a Casa do Whisky, com showroom localizado no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul. De acordo com a consultora Patrícia Corrêa, a empresa passa o ano todo se preparando para o Natal, quando aproximadamente 60% das vendas são feitas para empresas e o restante para pessoas físicas. "A demanda já começou a aumentar e a expectativa é que ela continue forte até meados de dezembro", estima.

A empresa oferece mais de 70 tipos de uísque e, neste ano, trabalha com duas marcas exclusivas, Whyte & Mackay e Dalmore. O mix de produtos inclui também vinhos de diversas nacionalidades, espumantes, licores e sakês. "Nesta época, o que tem mais saída são as cestas, nas quais geralmente combinamos as bebidas com vários outros produtos", complementa a consultora, ressaltando que o preço delas começa em R$ 49 e pode extrapolar os R$ 12 mil.

Loja virtual - Uma das apostas da Casa Rio Verde, com seis unidades distribuídas na Capital e em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), é a nova loja virtual, que deve entrar no ar até o fim de novembro. "Vamos ter um domínio e um visual completamente diferente do atual", adianta a gerente geral, Renata Andrade. Além disso, a empresa investiu em cem novos rótulos de países como Portugal, Chile e Espanha. No entanto, a grande aposta são nos vinhos italianos.

Para Renata Andrade, o brasileiro tem uma identificação muito forte com a cultura e culinária italiana, o que favorece o sucesso dos vinhos fabricados no país europeu dentro do mercado brasileiro. Neste ano, a Casa Rio Verde prevê incremento de 5% nas vendas de fim de ano e os meses de novembro e dezembro correspondem, em média, à 40% do faturamento anual.




Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>