Bebidas
28/08/2008 11:28 - Produto premium é foco da Pernod
A francesa Pernod Ricard mudou a direção da filial brasileira. Enviou para cá o financista e administrador Gilles Bogaert, 39 anos, que ingressou na sede da companhia em 1995 como auditor interno. Sucedendo Edmundo Bontempo - que depois de oito anos deixou a Pernod e se mudou com a família para os Estados Unidos -, o francês Bogaert terá a missão de aumentar a rentabilidade da empresa e fazer crescer a participação das marcas premium na receita.
A tarefa é particularmente espinhosa, levando-se em conta que a partir de 1º de outubro as fabricantes de bebidas destiladas e fermentadas (com exceção de cerveja) vão pagar mais Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), cuja tabela foi reajustada em 30%.
"São muitas mudanças de uma só vez", diz Bogaert, em um português com sotaque, assimilado depois de viver 2002 no Brasil, quando foi diretor financeiro do grupo para a América Latina. Bogaert se refere também à Lei Seca implementada em junho, que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas por motoristas. "Acredito que o mercado brasileiro tem potencial para crescer mesmo com o aumento de preços e com o maior controle sobre a ingestão de bebidas."
O uísque é o carro-chefe da companhia no Brasil, seguido pela vodca. De acordo com a Nielsen, a venda de uísque cresceu 7,5% em volume e 14,3% em valor em 2007, somando R$ 1,26 bilhão no país. Os maiores mercados da bebida são o Nordeste (40% do volume) e o Sul (21%). A Pernod Ricard disputa a categoria com as marcas Chivas, Natu Nobilis, Passport e Ballantines. Somando as quatro, registrou 48% de participação no bimestre junho-julho deste ano, contra 44,9% do mesmo período de 2007, segundo a companhia. Sua principal concorrente é a inglesa Diageo, dona do uísque Johnnie Walker e da vodca Smirnoff, ambos líderes de vendas no país.
Até hoje, a Pernod privilegiou ações de marketing envolvendo marcas regionais, como o rum Ron Montilla, a vodca Orloff e o vinho Almadén. Agora, a estratégia é focar em marcas globais, preferencialmente as de maior valor agregado, aumentando o volume de importações. O preço de uma garrafa de Chivas, por exemplo, varia de R$ 100 (12 anos) a R$ 1 mil (envelhecido 25 anos), enquanto que uma unidade de Natu Nobilis sai por R$ 20.
A meta do novo presidente é fazer do Brasil uma nova China no consumo de bebidas premium. "Nos últimos cinco anos, a China passou do 10º para o primeiro lugar na lista dos maiores mercados de Chivas", diz Bogaert, que também está animado com a possibilidade de explorar no Brasil a marca de vodca Absolut, comprada mundialmente pela empresa em julho.
A Pernod investiu este mês R$ 1 milhão no Chivas Studio, evento de degustação realizado no bairro dos Jardins, em São Paulo. "Convidamos formadores de opinião de várias áreas, de finanças à música, passando por gastronomia", diz o diretor de marketing da Pernod, Douglas Tsukimoto. Segundo ele, a verba de marketing deste ano será 20% maior, seguindo a mesma proporção do crescimento das vendas na América Latina no ano fiscal encerrado em junho de 2008. No período, as vendas no Brasil somaram R$ 350 milhões.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos