Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

03/10/2014 11:51 - SABMiller chega ao Brasil com Grupo Petrópolis

O Grupo Petrópolis, segunda maior cervejaria no Brasil e dona da marca Itaipava, fechou um acordo com a inglesa SABMiller para distribuição das suas marcas no Brasil. Com o acordo, o grupo dá o primeiro passo para estabelecer uma operação direta no mercado brasileiro, onde a Ambev domina com uma participação de 68,4%.

Os porta-vozes das duas companhias não quiseram dar mais detalhes sobre o acordo. As empresas informaram que a Petrópolis terá licença para fazer a distribuição de algumas das marcas da SABMiller nos próximos anos. Não está claro se a companhia brasileira também vai engarrafar as cervejas da multinacional. A Petrópolis opera no país com 12 marcas de cerveja, incluindo Itaipava, Crystal e Petra. O grupo brasileiro possui unidades em 20 Estados e seis fábricas e produz por ano 26 milhões de hectolitros de cerveja.

O acordo representa uma entrada tímida da SABMiller no território brasileiro, que tem atualmente como principais concorrentes Ambev, Grupo Petrópolis, Brasil Kirin e Heineken. Uma pesquisa da Nielsen divulgada no fim do primeiro trimestre indicava que a Ambev liderava o setor com 67,12% do mercado, seguida pelo Grupo Petrópolis, com 12,4% de participação. A Brasil Kirin (ex-Schincariol) detinha 9,9% do mercado e a holandesa Heineken tinha participação de 8,84%.

A Ambev ampliou sua participação no segundo trimestre, para 68,4%. A equipe de analistas do BTG Pactual, liderada por Thiago Duarte, considerou em relatório que o crescimento da companhia pode ser mais fraco neste ano em função da desaceleração do ambiente macroeconômico. O BTG Pactual projeta para o segundo semestre do ano um crescimento de 3% nas vendas de cervejas no mercado brasileiro. No acumulado de janeiro a agosto, a produção no país cresceu 6,9%.

O Brasil é o único mercado de grande porte na América Latina em que a SABMiller não possuía ainda operação direta. A região responde atualmente por 33% do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da SABMiller no mundo. Na América Latina, a britânica já domina os mercados da Colômbia, Peru, Equador e países da América Central. Globalmente, a SABMiller é a segunda maior do mercado e detém 200 marcas, incluindo Miller, Cusqueña e Foster's.

A forte participação da SABMiller em outros países da América Latina foi um fatores que levou a Anheuser-Busch InBev (AB InBev) a buscar recursos para fazer uma oferta de aquisição da rival. De acordo com notícias recentes, que citam fontes do mercado, a AB InBev não chegou a fazer proposta direta à SABMiller, mas tenta captar recursos com bancos para fazer a aproximação. As informações não são confirmadas pela cervejaria. A notícia sobre uma possível oferta veio na esteira da tentativa frustrada que a SABMiller fez para adquirir a Heineken em agosto.

Globalmente, segundo a Euromonitor, a AB InBev possui uma participação de quase 20% no mercado de cerveja, enquanto a SABMiller tem 9,6%. A Heineken é a terceira colocada, com 9,3%. Em agosto, a SABMiller tentou adquirir a fabricante holandesa de cerveja, mas a oferta foi rejeitada pela família controladora.

Na quarta-feira, a agência de classificação Moody's alterou de neutra para positiva a perspectiva em relação à SABMiller, considerando as melhorias que a companhia apresentou em seu desempenho operacional nos últimos anos e a expectativa de uma melhoria nas métricas de crédito da companhia. A SABMiller possui atualmente um endividamento líquido equivalente a 2,7 vezes o seu lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) e manteve, desde o primeiro trimestre do ano, uma margem Ebitda de 33%. Esses indicadores, segundo a Moody's, apontam que a companhia está na trajetória certa para uma melhora em sua classificação de risco nos próximos 12 a 18 meses.



AB InBev vende fábrica no México


A cervejaria belgo-brasileira Anheuser-Busch InBev (AB InBev) vendeu por US$ 300 milhões uma fábrica de vidro que possui no México para a Constellation Brands, produtora e distribuidora americana de vinhos, cervejas e destilados.

A venda atende às exigências do governo americano para que a maior cervejaria do mundo vendesse US$ 3,9 bilhões em ativos, além da cervejaria Piedras Negras, no México, para concluir a compra de 50% da participação que ainda não detinha no Grupo Modelo, do México, por US$ 20,1 bilhões, em junho.

A Constellation Brands já havia comprado a cervejaria Piedras Negras da AB InBev e detinha direitos perpétuos de licenciamento de cinco marcas da Modelo, nos Estados Unidos, em acordos que somaram US$ 5,3 bilhões. A Constellation tem apresentado um crescimento expressivo no mercado global de cervejas desde que fechou esses acordos com a AB InBev.

A compra da fábrica de vidro, segundo a Constellation Brands, tem por objetivo ampliar a sua capacidade de engarrafamento em Nava, no México, onde tem fábrica. A empresa vai ampliar a capacidade de produção em Nava em 5 milhões de hectolitros, para 20 milhões de hectolitros até 2016.

A unidade atenderá mais de 50% da demanda de envase da fábrica da Constellation Brands, informou a companhia.




Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>