Bebidas
28/08/2008 10:38 - Pernod Ricard traça estratégia para crescer no Brasil
Quando veio de Paris e desembarcou em Pernambuco, direto para a festa de São João em Caruaru, um dos maiores eventos populares do País, o francês Gilles Bogaert teve a certeza de que estava diante de um povo que gostava de celebrar seus momentos felizes. Refeito da alegria nordestina, chegou a São Paulo para um encontro gastronômico em plena rua Oscar Freire, num dos endereços mais sofisticados da cidade. A experiência foi esclarecedora sobre as características do País para o executivo que trazia na bagagem a missão de assumir o comando da Pernod Ricard no Brasil e implantar aqui a estratégia global traçada pela companhia. "Desde que cheguei, em junho deste ano, não parei um minuto. Já fui a boates e bares, inclusive durante o inverno em Campos de Jordão (SP). Tudo para conhecer de perto os hábitos e preferências dos brasileiros", diz.
O movimento parece até agradável ao jovem de 39 anos, que fala bem o português graças ao ano que passou no Rio de Janeiro, em 2002, quando dirigia a área financeira da companhia. Depois disso, Bogaert, que já está há 13 anos no grupo, assumiu um dos postos-chave na área de novos negócios, um dos segmentos mais movimentado do grupo e responsável por um período de aquisições agressivas. A última delas foi a compra da sueca Vin & Spirit AB, dona da marca de vodca Absolut, por €5,6 bilhões, que colocou a companhia francesa lado a lado com a então líder mundial Diageo, que produz a vodka Smirnoff. Atualmente a Pernod fatura € 6,6 bilhões e movimenta 91 milhões de caixas de 9 litros em todo o mundo, engolindo uma participação de 27% do mercado de bebidas premiun após a aquisição.
Passado o período de consolidação, a empresa deve "digerir" todas as aquisições e começar a traçar os planos para o que ele chama de crescimento orgânico. "Adquirimos muitas empresas, muitas marcas e, com elas, diversas operações de distribuição em mais de 70 países. Agora precisamos organizar tudo isso e crescer utilizando estrutura existente", explica o executivo, sem negar, porém, que a empresa vai continuar atenta às oportunidades.
Seu maior desafio no Brasil, será implantar a estratégia mundial global de reforço às marcas premium como Ballantine´´ s , Chivas Regal, entre outras. Isso porque este mercado é considerado um dos mais promissores mesmo no Brasil, atingindo a casa dos 10% ao ano. "Claro que a estratégia é global, mas o comando é descentralizado. O que nos permite tomar decisões locais e ter maior agilidade", explica o novo CEO. Isso significa muitas visitas a festas como São João, Carnaval, e outras comemorações e grandes eventos, aliás, uma das grandes estratégias da companhia para chegar bem perto dos consumidores finais. Especialmente com as marcas regionais tais como o Ron Montilla, Natu Nobilis, Passport e Almadén.
Segundo Bogaert, o Brasil figura entre os três mercados que mais crescem, ao lado de China e Rússia. No último ano fiscal, que foi de julho de 2007 a junho de 2008, a empresa faturou R$ 350 milhões líquidos no País, movimentando cerca de 6,5 milhões de caixas de 9 litros de bebidas. O mercado brasileiro de bebidas destiladas chega a 24 milhões de caixas 9 litros (excluindo cachaça). Na América Latina, a Pernod afirma qter crescido 20%, sem informar quanto é relativo a Brasil. O executivo não desanima nem diante da Lei Seca. "Já enfrentamos isso em outros países e sabemos que haverá acomodação. A indústria também tem de promover o consumo responsável", diz.
Veículo: Gazeta Mercantil

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos