Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

10/07/2014 12:20 - Copa no Brasil inspira edições limitadas

Segundo a consultoria britânica Mintel, fabricantes globais de alimentos e bebidas investiram em produtos temáticos tendo como carro-chefe cores e sabores nacionais


Oreo, o biscoito recheado, sabor limão, no mercado norte-americano. Macarrão instantâneo com gosto de churrasco no Reino Unido. Energético “Brazilian Kick”, da Coca-Cola, vendido na Austrália. Esses são alguns dos itens inpirados na Copa no Brasil e colocados à venda no mercado externo. Por trás disso, principalmente fabricantes de alimentos e bebidas, com itens de consumo por impulso e de valor baixo. E a estratégia de chamar a atenção do consumidor para essas marcas.

Um levantamento da consultoria britânica Mintel mostra que o torneio serviu como plataforma para lançamentos em muitos países. E ajudam a reforçar a visibilidade de marcas, associando-as ao evento global. David Jago, diretor de Inovações e Insights, da Mintel, diz que produtos temáticos são uma ótima maneira de manter o interesse do consumidor na categoria como um todo, e na marca específica.

“Eles tendem a funcionar especialmente nas categorias de compra por impulso, como lanches e refrigerantes, em que o preço do produto é relativamente baixo. Assim, embora não haja aumento nas vendas, estes produtos atraem a atenção do consumidor e mantêm a marca visível ao público. Segundo ele, as indústrias e categorias que mais fazem uso desse tipo de ação são as de biscoitos, doces, bolos, alimentos rápidos, lanches, chocolates e bebidas.

Jago destacou, entre as novidades, biscoitos da Oreo sabor limão, inspirados no Brasil e lançados nos Estados Unidos. Por lá 34%, dos consumidores afirmam que experimentariam um novo sabor de produto, desde que ele já fosse familiar. Em Singapura, o destaque foi a embalagem de Coca-Cola, no formato de bola de futebol. No Reino Unido, onde pelos dados da própria Mintel, 32% dos britânicos disseram estar dispostos a experimentar produtos brasileiros, a embalagem de macarrão instantâneo sabor ‘churrasco brasileiro’ está fazendo sucesso. Outro produto inspirado na Copa no Brasil é o isotônico Powerade, da mais antiga patrocinadora do Mundial, a Coca-Cola, que lançou o sabor ‘Brazilian Kick’, com o logotipo da Copa, para aumentar o consumo na Austrália.

Para Ana Vecchi, sócia da Vecchi Ancona Consultoria, produtos como esse funcionam como um meio de visibilidade de marca, e são uma boa plataforma de testes, que podem levar itens temáticos ao ingresso no portfólio das empresas. “Dependendo do produto e da aceitação pelo consumidor, é possível que alguns entrem em produção. Mas não todos. O objetivo de uma marca ao criar edições temáticas e limitadas é o de ampliar sua visibilidade. Não há metas de vendas. E em uma competição como a Copa, que é global, quanto mais visível a marca, melhor sua fixação na cabeça do consumidor”, diz a especialista. Produtos temáticos também ganham a função de souvenir. E se compartilhados em redes sociais, acrescentam mais um meio de divulgação, já esperado pelas empresas.

“Acaba sendo mais uma ferramenta de marketing ter itens da Copa, porque eles geram compra por impulso”, comenta. Segundo ela, as grandes fabricantes destinam verbas específicas para esse tipo de ação e não costumam errar a mão nos estoques. Mas, no caso de isso acontecer, as promoções ajudam a escoar os produtos.



Veículo: Brasil Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>