Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

02/02/2009 11:59 - Supermercado puxa alta na venda de cerveja

Tradicionalmente, as vendas de cerveja no Brasil se concentram em bares e restaurantes, os chamados "pontos de dose", como dizem os especialistas do setor. Os supermercados ficam com apenas um terço do volume vendido. Por isso, nunca mereceram a mesma atenção que as cervejarias dão aos primeiros. Mas, em 2008, o comportamento do consumidor chacoalhou essa ordem. Diferentemente do que vinha acontecendo há pelo menos cinco anos, o consumo nos bares e restaurantes ficou estável. Só houve elevação no autosserviço, como são chamados os supermercados. Segundo a Nielsen, no ano passado, o mercado total de cervejas cresceu 5%, de 6,9 bilhões de litros em 2007 para 7,2 bilhões de litros. As vendas em supermercados dispararam 10%. Em bares e restaurantes, a alta ficou em 1,6%. 

 

"Nossa previsão era crescer 8%", diz Paulo Solmucci Júnior, presidente da Abrasel, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. "O verão foi curto, porque o Carnaval aconteceu no início de fevereiro. Aí, no fim de junho, veio a Lei Seca." Em julho, agosto e setembro, as vendas caíram 25% em volume e em outubro, 15%. "Nos meses seguintes, retomamos o movimento. Deu para empatar com 2007", acrescenta ele, lamentando os efeitos da regra que proibiu o consumo de praticamente qualquer quantidade de bebida alcoólica por condutores de veículos. 


"A lei realmente empurrou o consumidor para dentro de casa", diz o diretor de marketing da Schincariol, Marcel Sacco. Segundo ele, as pessoas continuaram tomando cerveja, mas não a servida no bar. Passaram a preferir a do supermercado. 

 

Por isso, os comerciantes do autosserviço comemoram. "Nunca tivemos um aumento de vendas de cerveja tão expressivo", afirma o vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Martinho Moreira. "Em muitas lojas, o espaço da cerveja até aumentou. A indústria, que nunca deu bola para esse canal de venda, agora está investindo." 

 

A maior variedade de formatos em lata é um exemplo. Diferentemente dos "pontos de dose", que vendem tanto latas quanto a bebida em garrafas de 600 ml, os supermercados só vendem as latinhas (no máximo, também as long neck). "Passamos a oferecer para os supermercados pacotes de 12, 18 e até 24 latas, além de termos variado o formato de 350 ml, para a versão mais comprida, de 473 ml", diz o executivo da Schincariol. 

 

Mas esse não foi o único reflexo dessa migração do consumo. "No supermercado o consumidor é mais racional. Ele prefere a marca que oferece a melhor relação-custo benefício. Nos bares, aceita o que lhe é oferecido", explica Martinho. Por isso, marcas como Itaipava e Crystal, da Petrópolis, e Nova Schin, da Schincariol, ganharam mercado, em detrimento de cervejas da AmBev, líder de vendas. 

 

A Schincariol, por exemplo, saltou de 11,1% para 13% e a Petrópolis, de 8,5% para 9,9% , entre janeiro e novembro de 2008, segundo dados Nielsen. Sob os mesmos critérios, a Femsa caiu de 8,3% para 7,4% e a AmBev encolheu de 68,2% para 67,4%. "A AmBev é craque em conquistar exclusividade dos bares. Muitos só vendem as marcas da empresa. Nos supermercados, ao contrário, todas as marcas estão na prateleira, lado a lado", diz Martinho. Procurada pelo Valor, a AmBev não quis se pronunciar. 

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>