Bebidas
26/03/2014 13:45 - Ambev é mais rentável que rede de bebidas
O fato de ter vendido menos cerveja no ano passado não impediu que a Ambev se consolidasse como a empresa mais rentável da América Latina em 2013 e como a terceira do ranking que abrange também companhias norte-americanas. Segundo levantamento da consultoria Economática divulgado na segunda-feira, 24, a Ambev está à frente de gigantes como Apple, Coca-Cola, Pepsico, Amazon, Microsoft e Walmart. Perde apenas para a IBM e para a varejista americana Home Depot.
A empresa, fundada pelo trio Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, é a única brasileira na lista que considerou apenas companhias com valor de mercado superior a US$ 100 bilhões. A fabricante de bebidas alcançou, no ano passado, um retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) de 29%. Esse é um importante indicador de performance das empresas, que, em resumo, mostra o quanto uma companhia consegue crescer usando só o que ela já tem.
No ano passado, a maior fabricante de cerveja do País faturou R$ 34,8 bilhões e lucrou R$ 11,35 bilhões - 9% mais do que no ano anterior. Os indicadores financeiros registraram alta apesar da queda de 2,7% nas vendas de cerveja no mercado brasileiro.
Apesar do mercado mais fraco, a Ambev manteve sua rentabilidade em 2013. ?O principal fator que ajuda a explicar essa situação é a mão de ferro com que a empresa administra seus custos?, afirma Catarina Pedrosa, analista do Banco Espírito Santo. Além disso, ela sempre repassa aumento de inflação e de impostos para os preços e praticamente não tem dívida.
O consagrado modelo de gestão da Ambev, que a colocou na liderança da venda de cervejas no Brasil, com 68% do mercado, foi criado por Jorge Paulo Lemann, na década de 1980. Baseado no tripé ?estrutura de trabalho enxuta, eficiência e meritocracia?, o modelo foi aplicado primeiro no banco Garantia e, depois que a instituição foi vendida, em todas os outros negócios comprados pelo empresário.
Mais rentáveis
Quem lidera o ranking de rentabilidade da Economática é a gigante da tecnologia IBM, com um ROE de 78,65%. A empresa vive um período de transição, em que está reduzindo sua operação de hardware, menos rentável, para se concentrar em software em serviços como armazenamento em nuvem. ?O ganho com software, por exemplo, é três vezes maior?, diz o analista Guilherme Campos, da Frost & Sullivan. A última cartada da empresa neste sentido foi a venda para a Lenovo da unidade de servidores de baixo custo.
Em segundo lugar, também à frente da Ambev, está a varejista americana Home Depot, de produtos para casa, com uma rentabilidade de 33,76%.
A empresa enfrentou dificuldades antes da crise imobiliária americana, situação que a obrigou a fazer uma reestruturação antes das concorrentes. A Home Depot mudou toda sua rede de fornecedores, o quadro de funcionários e aumentou a variedade de mercadorias nas prateleiras. Com a recuperação do mercado imobiliário americano nos últimos dois anos, a rede saiu na frente.
Veículo: A Tarde - BA

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos