Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

22/01/2014 07:49 - Unilever perde R$ 200 milhões com recall de Ades

O presidente global da Unilever, Paul Polman, disse ontem que a companhia perdeu entre € 60 milhões e € 70 milhões (em torno de R$ 200 milhões) em vendas da bebida à base de soja Ades no Brasil no ano passado. A companhia teve que recolher um lote de sucos do mercado em março, quando soube que algumas unidades continham solução de soda cáustica, usada para limpar a máquina na fábrica. Segundo a Euromonitor, a Unilever tinha 45% do mercado de bebidas a base de soja em 2010 e no ano passado essa fatia havia caído para 33%.

"Estamos reconstruindo a demanda do consumidor pela marca, com o relançamento de Soy Force, e vamos buscar uma melhora progressiva", afirmou Polman. O selo Soy Force foi lançado no fim do ano passado para reforçar o posicionamento dos produtos, que combinam proteína de soja, vitaminas e minerais em suas fórmulas. A Unilever produz 750 milhões de itens Ades por ano, entre 30 variedades de produtos.

A fábrica de Ades em Pouso Alegre (MG) ficou interditada de 15 de março a 8 de abril do ano passado, mas nos meses seguintes à liberação as vendas continuaram a ser impactadas pelo episódio, que repercutiu negativamente entre os consumidores. A Unilever já havia dito que no terceiro trimestre seu desempenho foi afetado pela queda nas vendas da marca. Mas, em novembro, o vice-presidente da companhia responsável pela cadeia de fornecimento no país, José Negrete, informou que a empresa já havia retomado o patamar normal de produção da bebida.

Apesar de deixar de vender essa quantia com Ades, a Unilever registrou alta de 13% em sua receita no Brasil nos nove primeiros meses de 2013, com uma expansão de 6,5% em volume. Os dados foram apresentados em conferência anual da companhia com investidores, em dezembro, pelo presidente da subsidiária, Fernando Fernandez. A companhia, portanto, conseguiu manter o ritmo de 2012, quando cresceu 12,4% e faturou R$ 13,6 bilhões no país, seu segundo maior mercado global.

Segundo Fernandez, a Unilever conseguiu quebrar, desde 2011, a contradição de crescimento entre volume e preço no país. "Atingimos uma qualidade de crescimento em que preço e volume estão aumentando juntos de forma consistente. Com isso dobramos nossa taxa e crescimento", afirmou. Segundo o executivo, ganhar volume é prioridade da companhia. Mesmo protegendo esse indicador, a companhia conseguiu que 90% de seus negócios ganhassem margem ao mesmo tempo que cresceram em vendas, informou Fernandez.

Ontem, Polman afirmou que a Unilever vai continuar lançando suas novas marcas nos países em que ainda não estão presentes. Como exemplo de sucesso, ele voltou a citar o lançamento da linha para cabelos TreSemmé no Brasil, assim como os temperos Knorr que vêm num saquinho plástico para assar, e os produtos de limpeza doméstica Cif e Vim. Essas novidades, juntas, geraram uma receita adicional de quase € 250 milhões em seu primeiro ano no Brasil.

Outra estratégia para recuperar o crescimento nos mercados emergentes, como o Brasil, é buscar oportunidades de expansão geográfica, como nas regiões Norte e no Centro-Oeste do país, "onde já estamos, mas ainda temos muito mais a fazer para permitir um crescimento futuro", disse Polman.

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>