Bebidas
27/11/2013 13:55 - Diageo coloca marca de uísque à venda
A Diageo, a maior produtora de destilados do mundo em vendas, está vendendo sua marca de uísque Whyte & Mackay para dissipar preocupações relacionadas à concorrência, que surgiram quando ela adquiriu a marca como parte da compra de uma participação na United Spirits da Índia há um ano.
O grupo listado no Reino Unido afirmou que fez a proposta em resposta ao Office of Fair Trading (OFT), que declarou que uma investigação constatou que "há uma competição substancial no varejo entre o uísque Bell, um rótulo da Diageo, e o uísque 'blended' da Whyte & Mackay".
A agência fiscalizadora disse que vários comerciantes se mostraram preocupados com a possibilidade de uma alta dos preços do uísque 'blended' engarrafado com a proposta de combinação das duas marcas.
Chris Walters, economista-chefe do OFT, disse: "Essas companhias estão entre os maiores fornecedores de uísque blended engarrafado do Reino Unido, especialmente para supermercados e outros grandes grupos varejistas... Nós concluímos que a possibilidade de uma perda de competição poderá dar lugar a preços maiores para os comerciantes e para os consumidores."
A Diageo, que é a maior fabricante de uísque escocês (scotch) do mundo, adquiriu no ano passado uma participação de 25% na companhia indiana controlada por Vijay Mallya.
A dona das marcas Johnnie Walker e Guinness já deixou claro que o objetivo maior da aquisição foi reforçar sua posição na Índia, o que significa que ela está disposta a fazer concessões no Reino Unido. No entanto, sua proposta prevê a manutenção de duas destilarias de malte.
O uísque Bell's tinha em setembro uma participação de mercado no Reino Unido, em termos de volume, de 17,4%, segundo a Nielsen. A Whyte & Mackay tinha uma participação em volume de 7,6%, segundo a International Wine and Spirits Research de Londres.
As preocupações com a competição são desencadeadas quando uma parte obtém uma participação de mercado de 25% ou mais.
Para analistas, os potenciais compradores da destilaria incluem a Bacardi e a Beam.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos