Bebidas
26/01/2009 10:00 - Coca-Cola fecha parceria com TAM e postos de gasolina
O crescimento de 40% no número de lojas de conveniência em postos de gasolina, apenas nos últimos dois anos, chamou a atenção da Coca-Cola. Para estreitar o relacionamento com esse canal de distribuição, a fabricante de bebidas criou uma promoção em parceria com seis das maiores redes de postos do país e com a TAM.
A partir de hoje até o fim de março, 1,3 mil lojas de conveniência de um total de 5,5 mil existentes no país vão vender uma embalagem reformulada, mais prática, com seis latas de Coca-Cola. Os pacotes contêm cupons que poderão ser trocados por prêmios - 100 mochilas com tocadores de música - e enviados para um sorteio de três viagens e 20 laptops.
Evandro Tavares, diretor de contas-chave da Coca-Cola, afirma que a promoção poderá elevar em 30% as vendas do refrigerante nas lojas de conveniência participantes. O executivo reconhece que a projeção é agressiva, mas diz que ela se deve ao "caráter inovador" da ação. O aumento das vendas em outras promoções, segundo ele, costuma ficar entre 8% e 15%.
A TAM, que dará viagens aos premiados, permitirá que os passageiros participem dos sorteios quando fizerem check-in pela internet. O uso do serviço poderá crescer 40% e atingir 210 mil clientes ao mês durante a promoção, diz Juliana Pompéia, gerente de marketing institucional da TAM.
Para Alisio Vaz, vice-presidente do Sindicato Nacional de Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), que representa as redes de postos envolvidas na promoção, a Coca-Cola atendeu uma solicitação antiga do setor ao criar a embalagem especial para lojas de conveniência. No caso da fabricante de bebidas, ela substituiu o pacote de plástico por um de papelão que tem uma espécie de trava e permite retirar latas uma a uma sem rasgar a embalagem.
Flavio Franceschetti, consultor do Sindicom e da consultoria Gouvêa de Souza, diz que mais fornecedores tendem a fazer adaptações conforme o segmento de conveniência cresça. Para ele, o exemplo de um produto adequado ao canal é a embalagem pequena da batata Pringles, mais barata e no tamanho certo para quem quis tapear a fome enquanto abastece o carro.
Segundo Vaz, o crescimento do setor acompanha o aumento da frota de veículos do país. Neste ano, o cenário econômico desfavorável pode congelar investimentos em novas lojas. Mas o potencial de expansão permanece alto. Hoje, apenas 15% dos 35 mil postos do país têm lojas de conveniência. Nos EUA e na Argentina a proporção chega a 84% e 37%. Além disso, diz Vaz, as lojas podem elevar a receita do posto em cerca de 10% e ter margens maiores do que vendendo combustíveis.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos