Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

01/10/2013 10:59 - Internet ganha espaço como canal de venda de vinhos

A comodidade de receber os vinhos na porta de casa, às vezes com bons descontos em relação ao varejo convencional, e o acesso a rótulos diferenciados, dicas de harmonização e informações sobre safras e tipos de uvas estão caindo no gosto do consumidor e estimulando a multiplicação de lojas virtuais e clubes on-line especializados no segmento. As estimativas são de que já existem quase 400 sites do tipo no país, que movimentam de 3% a 4% de um mercado que deve passar de 90 milhões de litros de vinhos finos em 2013.

A variedade de ofertas inclui desde os sistemas de comércio eletrônico próprios das vinícolas a operações como a novata Comprevinhos.com, lançada em março desde ano, a Vinhosweb.com.br, que opera desde 2007, ou a Wine.com, a maior do Brasil, com faturamento estimado de R$ 120 milhões em 2013. "Não vejo como não crescer, desde que haja confiança no site, facilidade de compra e orientação sobre os produtos", diz a diretora de promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Andreia Milan.

Controlada desde 2012 pela e.Bricks, braço de negócios digitais do grupo de mídia RBS, a Wine.com tem 70 mil clientes. Deste total, 40 mil são sócios do "ClubeW" e pagam de R$ 45 a R$ 110 por garrafa em pacotes de duas a seis unidades por mês para receber seleções feitas pelos "sommeliers" da empresa. "Nosso crescimento tem sido de 100% ao ano. Em algum momento [a velocidade] vai reduzir, mas ainda estamos muito longe do teto", diz o presidente da Wine.com, Rogério Salume.

Para ele, o comércio on-line tem potencial para chegar a 20% ou mesmo 25% do mercado brasileiro de vinhos finos em cinco anos. Salume foi um dos fundadores da empresa e continuou à frente da operação quando a RBS entrou no negócio. A investida no segmento começou em 2004, com uma loja virtual de vinhos que evoluiu para a Wine.com, fundada em 2008 em Vitória (ES), com o sócio Anselmo Endlich (hoje diretor-executivo).

No ano passado, quando apurou receita de R$ 60 milhões, a Wine.com vendeu 1,7 milhão de garrafas e a previsão para 2013 é no mínimo dobrar o volume, com entregas entre três e oito dias úteis após o pedido. O tíquete médio no "e-commerce" é de R$ 200 e, segundo Salume, a empresa tem 2 mil rótulos em catálogo, sendo 1,6 mil permanentemente disponíveis. Os associados do clube ainda ganham 15% de desconto nas compras na loja virtual e são isentos da taxa de entrega de R$ 25 para todo o país.

Conforme Andreia Milan, do Ibravin, o tempo de entrega e o valor do frete são componentes essenciais na concorrência entre lojas e clubes virtuais de vinhos. "É um diferencial importante", afirma a executiva. Para ela, a venda on-line não é conflitante com os demais segmentos do varejo e existe espaço para todos os tipos de operação. "Tanto que os supermercados também vendem pela internet", comenta.

A Comprevinhos.com, de Bento Gonçalves (RS), também cobra taxa única de R$ 25 e promete entregar os produtos em dois a sete dias úteis, enquanto na Vinhosweb.com.br, de Porto Alegre, o frete custa de R$ 20 a R$ 36, dependendo da região, e o prazo de entrega no Sul é de até cinco dias úteis e no Sudeste, de sete. A empresa ainda oferece seleções mensais sem taxa de entrega.

Na vinícola Miolo, que usa a internet como um canal complementar, principalmente para conhecer no detalhe o perfil dos consumidores mais fiéis, o frete fica em média em R$ 150, enquanto o prazo de entrega é de no máximo dez dias úteis, diz o diretor comercial Adriano Miolo. De acordo com ele, o tíquete médio é de R$ 500 na loja virtual, que em 2012 representou 3% das vendas totais de R$ 128 milhões da empresa e pode chegar a 5% em cinco anos. "Não usamos a internet para fazer promoções para não conflitar com distribuidores e varejo", explica o executivo.

A Vinhosweb.com.br, que vende 150 mil garrafas por ano, tem 23 mil cadastrados e um tíquete médio de R$ 500, valor 150% superior ao registrado no início da operação, em 2007, afirma a sócia Deyse Tanuri. Segundo ela, cerca de 2,5 mil pessoas engrossam a base de clientes a cada ano. No clube "Vinogourmet", lançado no fim de 2012, já são 600 associados, que pagam mensalidades de R$ 98 a R$ 299 por pacotes de duas a seis garrafas e têm benefícios como frete grátis e descontos na loja virtual, onde os preços já podem ser até 50% menores do que no varejo convencional.

"Conseguimos descontos maiores porque também somos importadores", diz Deyse. Segundo a empresária, ela e a sócia Patrícia Possamay tiveram a ideia de criar o site para "desmistificar" o consumo do vinho com informação e serviço para os clientes. Hoje a empresa tem 1,5 mil rótulos no catálogo e para os associados do clube oferece também ingredientes não perecíveis para pratos que harmonizam com os vinhos, além de videoaulas sobre como servir o produto.

A Comprevinhos.com tem 10 mil clientes cadastrados e pretende dobrar este número em um ano, afirma o diretor Rafael Zardo. Até recentemente a loja virtual teve como sócio o técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo, mas ele deixou o negócio quando se transferiu do Grêmio, de Porto Alegre, para o Fluminense, do Rio, e agora Zardo procura um novo parceiro para investir na expansão da operação para todo o país. Hoje 70% das vendas são para clientes no Rio Grande do Sul.

Zardo conta que, ao comprar diretamente das importadoras e das vinícolas, eliminando a figura do distribuidor, a loja virtual consegue oferecer descontos de até 70%. Mesmo assim, o tíquete médio das vendas chega a R$ 430, 20% a mais do que no início da operação, há seis meses. De acordo com o empresário, a Comprevinhos.com tem 1 mil rótulos em catálogo, na maior parte importados e fornecidos por pequenos produtores.



Veículo: Valor Econômico


Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>