Bebidas
19/09/2013 10:27 - Salinas desenvolve produto para público jovem
Bebida ideal para a elaboração de drinques com frutas demandou um trabalho de pesquisa de quase dois anos.
Mesmo entre os produtos artesanais e tradicionais, a inovação se faz necessária para a conquista de novos mercados. Mirando um público cada vez mais bem informado e exigente, o Grupo Salinas, detentor das marcas de cachaça Salinas e Lua Nova, lançou em julho, durante a Expo Cachaça, em Belo Horizonte, a Salinas Mix.
De acordo com o diretor comercial do grupo, Thiago Medrado, a opção pelo lançamento de um produto multidestilado veio ao encontro de um público que demanda um produto mais suave e melhor harmonização. "Foram quase dois anos de desenvolvimento para chegarmos a um produto ideal para drinques com frutas. A cachaça tradicional tem um sabor muito forte que, muitas vezes, se sobrepõe ao da fruta. O público pedia uma bebida que não deixasse de lado o sabor característico, mas que oferecesse mais oportunidades de combinação", explica Medrado.
O crescimento do consumo entre as mulheres e os mais jovens tem ditado novas tendências para o mercado. Para o empresário, o sucesso da Salinas está intimamente ligado à capacidade de detectar esse novo cenário e trabalhar em cima dele sem deixar de ser a Salinas. "Aquele tabu de ligar o consumo da cachaça à vulgaridade já foi vencido. As mulheres hoje bebem com muita propriedade, elas conhecem o produto que consome. As empresas que não perceberem esse fato terão problemas em um futuro muito próximo", alerta do diretor.
5% da produção, de 7 mil litros diários fabricados, são exportados, especialmente para os Estados Unidos, Alemanha e República Tcheca. Entretanto, é o mercado interno a grande aposta da empresa, que tem sede na cidade de Salinas, no Vale do Jequitinhonha. Em 2014, os estrangeiros-alvo vão estar no Brasil para os jogos da Copa do Mundo Fifa. De olho nos visitantes, serão lançados sabores mais suaves e projetos especiais de embalagens e rótulos. Novos produtos como os licores artesanais também estão no planejamento.
Desde 2008 toda a produção da cachaça é feita pela Salinas. Parte da matéria-prima é produzida pelo próprio grupo. A equipe de 35 pessoas é acrescida de outras 50 na época da safra.
Sem reclamar das vendas, que em Minas Gerais devem crescer 7% em 2013 em relação ao ano anterior, e no resto do Brasil 15% no mesmo período, Medrado aponta como maiores dificuldades a carga tributária e a concorrência desleal de empresas clandestinas. "Concorrer com os clandestinos, pagando uma carga tributária de 45% sobre o faturado, é desonroso. Precisamos de mais vontade política para resolver essa situação."
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos