Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

11/09/2013 11:51 - Femsa consolida liderança global

A companhia mexicana desembolsa mais de US$ 2 bi no País em menos de dois meses e consolida liderança global na distribuição do refrigerante

Em tempos de dólar em alta, crescimento do PIB abaixo do esperado e consumo interno em desaceleração, seria natural para muitas empresas adiar seus planos de investimentos no País. Seria. Não para a mexicana Femsa, maior engarrafadora de Coca-Cola do mundo, dona de um faturamento de US$ 18,4 bilhões no ano passado, que deixou o pessimismo de lado e decidiu investir pesado no mercado brasileiro. Em menos de dois meses, desembolsou cerca de US$ 2,3 bilhões para adquirir a Companhia Fluminense de Refrigerantes (US$ 448 milhões) e a curitibana Spaipa, a maior engarrafadora de Coca-Cola do Brasil, por outros US$ 1,85 bilhão, no início da última semana. Com as duas aquisições, a companhia consolidou seu posto de maior distribuidora de Coca-Cola do planeta, responsável por 19% da venda da bebida no mundo e por 39% no Brasil.

“O País é uma peça-chave na estratégia global do grupo”, disse José Ramón Martínez, presidente da Coca-Cola Femsa Brasil, empresa que também controla as marcas Kaiser e Heineken, entre uma centena de outros rótulos. A compra da Spaipa, que faturou US$ 929 milhões em 2012, foi a sétima aquisição da Femsa desde seu desembarque no Brasil em 2003, quando assumiu o controle da Panamco, que atuava nos Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul. “Tudo isso tem nos permitido ganhos logísticos e maior eficiência no atendimento de nossos clientes”, afirmou o presidente da companhia. A sede por aquisições da Femsa está em sintonia com o que ocorre no mercado mundial de bebidas, cada vez mais concentrado.
 
Além disso, ela conseguiu aumentar, com a recente compra da Companhia Fluminense, sua participação na Leão Alimentos, fabricante do Chá Mate Leão e líder de bebidas não gaseificadas no País. Com essa operação, a Femsa passou a deter 21,8% da empresa, contra 19,7% anteriormente. Apesar da disposição para aquisições, a estratégia da empresa não se limita a comprar suas concorrentes menores. A companhia está investindo mais de US$ 400 milhões neste ano para ampliar sua estrutura de produção no País. Os recursos serão alocados na construção de um centro de distribuição em Sumaré, no interior paulista, e uma fábrica na cidade mineira de Itabirito, além de um armazém em Jundiaí. “Esta estratégia é acertada”, afirma à DINHEIRO Lauren Torres, analista do HSBC em Nova York. “Veremos, em toda região, grandes empresas comprando outras menores nos próximos anos.”
 


Veículo: Isto É Dinheiro

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>