Bebidas
14/01/2009 11:44 - Schincariol se fortalece em água mineral
Em mais um esforço para consolidar o grupo como fabricante de bebidas e diminuir o peso da cerveja no faturamento, o grupo Schincariol reformulou sua linha de água mineral. A meta, segundo Marcel Sacco, diretor de marketing da empresa, é que as bebidas não-alcóolicas terminem 2009 representando 30% da receita. No ano passado esse número foi 27% e, há dois anos, ficava em cerca de 20%.
Para conseguir crescer no mercado de água mineral, que movimentou cerca de R$ 1,27 bilhão em 2008, segundo dados da ACNielsen, a empresa adotará estratégia semelhante a usada com sua marca de cerveja em 2003, quando lançou a marca Nova Schin. A partir deste mês a marca de água da companhia deixa para trás a marca Schincariol, virando apenas Schin. Além disso, a empresa vai entrar em uma nova categoria do mercado, a de garrafões de cinco litros, que representam 30% do mercado de água mineral, segundo Sacco.
"Estamos trabalhando para conquistar a liderança", disse Sacco. Hoje, o Grupo Edson Queiroz, das marcas Indaiá, Minalba, é o atual líder do setor com 13% do mercado, de acordo com dados de dezembro de 2007 fornecidos pela Associação Brasileira das Indústrias de Águas Minerais (Abinam). Mesmo em segundo lugar no ranking, a Schincariol está muito distante da líder, com 2,7% de participação. A Ouro Fino aparece na sequência com 2,5% de participação, seguida da Flamin, da marca Lindóia, e das multinacionais Coca-Cola e Nestlé, que possuem 2,3% e 1,8% de mercado respectivamente.
O executivo disse que o grupo possui vantagens em relação as concorrentes, já que possui presença nacional e agora contará com um portfólio mais completo. "Nós estávamos fora de 30% do mercado", afirmou Sacco. Além da Schincariol, apenas o grupo Edson Queiroz tem presença nacional.
A empresa atuava nas categorias de água mineral de 300 mililitros, 500 mililitros e 1,5 litro. Segundo o executivo, enquanto o mercado ficou estável em 2008, a Schincariol apresentou crescimento. Segundo dados da Abinam, apesar da estabilidade em faturamento, o volume de águas minerais comercializado passou de 6,8 bilhões de litros em 2007, para 7,4 bilhões de litros no ano passado. "Ninguém vai ficar imune desta crise, mas o nosso produto deve ser o último a ser cortado", afirmou Carlos Alberto Lância, presidente da Abinam, que acredita em estabilidade para o setor este ano em virtude da crise internacional.
Grande interesse
O setor de água mineral, apesar da estabilidade, tem atraído cada vez mais as grandes empresas que atuam no setor de bebidas. Em outubro de 2008, a Danone, que até então concentrava suas forças nos iogurtes no Brasil, colocou no mercado a água Bonafont, de uma fonte localizada em Jacutinga, em Minas Gerais.
Em dezembro do ano passado, outra gigante do setor, a Nestlé, também investiu na categoria. A empresa comprou a fonte da Água Mineral Santa Bárbara, no interior de São Paulo.
Veículo: Gazeta Mercantil

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos