Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

24/07/2013 11:17 - Matte Leão, Sul América e ArmcoStaco: Centenárias e reinventadas

Três empresas brasileiras — Matte Leão, Sul América e ArmcoStaco — dão suas receitas para a longevidade, que incluem a diversificação de produtos e a criação de novas formas de se relacionar como público alvo

Sinônimo de chás no Brasil, a centenária Matte Leão—fundada em 1901— teve que se reinventar diversas vezes ao longo de sua trajetória. Da erva tostada aos chás prontos para beber, a marca é até hoje líder demercado.

Quase 90 anos depois de sua fundação, a Leão lançou no verão de 1987 seu mate em copo pronto para beber, hoje um de seus maiores sucessos. Inicialmente, o foco dos copinhos eramas praias cariocas, mas logo se expandiram para todo o país. E também ganharam um concorrente à altura: os galões de ambulantes que vendem a bebida e que não compram a matéria prima da empresa original. Acompanhia sequer fornece os uniformesdos vendedores,mas aproveita a divulgação gratuita.

“Rio de Janeiro, São Paulo,Minas Gerais e a região Sul do país têm uma forte relação com a marca.Alguns estados com mate quente e outros como gelado. Aumentar a exposição da Matte Leão nas regiões Norte e Nordeste é o maior desafio da Coca-Cola Brasil desde a incorporação damarca”, explica Renato Fukuhara, diretorde chás da Coca- Cola Brasil. Em 2007, a americana adquiriu a Matte Leão.

Apesar da expertise internacional adquirida com a incorporação, segundo Fukuhara, o foco continua a ser o mercado nacional, mesmo com o mate tendo sido lançado no Japão. “O Japão é o principal mercado de chás gelados do mundo. Os nossos mates até chegama outros países,mas o foco continua sendo o mercado nacional, que ainda apresenta oportunidades”, diz Fukuhara.

Depois de algumas mudanças no seu visual, a Matte Leão começou a chegar recentemente aos pontos de venda com nova cara. “A ideia do novo layout é mostrar ao consumidor que o mate é feito de erva e que colocamos suco de fruta”, destaca o executivo, que não descarta o lançamento de novos sabores.

Outras marcas centenárias também tiveram que se reinventar para continuar suas trajetórias de sucesso. É o caso da SulAmérica, que em 2007 lançou as rádios em SulAmérica Trânsito em São Paulo e depois a SulAmérica Paradiso, no Rio para focar no seu público de seguro automotivo. “Ainda no Rio, inauguramos o Centro de Convenções SulAmérica, projetado para receber grandes eventos”, conta Patrick de Larragoiti Lucas, presidente do Conselho de Administração da SulAmérica SA.

A diversificação também faz parte da história da fabricante de materiais para obras de infraestrutura ArmcoStaco, que ampliou o portfólio de aço na década de 1990. Hoje, produz cinco mil toneladas por mês de itens com essa matéria-prima para clientes como OAS.

Histórico

■ 1901:Fundação da empresa.

 

■ 1938:Lançamento do Granel (Lata).Atenta ao consumidor, que adicionava uma brasa ao mate,a Leão ança o chá.

 

■ 1969:Empresa mantém seu ritmo dedesenvolvimento e atenta às tendências do mercado, que exigem a diversificação, lançao Matte Leão Concentrado,em garrafas do tipo one-way.

 

■ 1987:No verão,a novidade foi o lançamento do MatteLeão pronto para beber.O produto surge em copinhos. Inicialmente focado nas praias do Rio,o produto expande-se por todo o país.

 

■ 2009: Matte Leão lança nova identidade visual e inaugura nova fábrica de chás secos em Fazenda Rio Grande,no Paraná.Dois anos antes, a empresa foi adquirida pela Coca-Cola Brasil.

 

■ 2013:Matte Leão lança a atual identidade visual dos seus produtos. Segundo Renato Fukuhara, diretor de chás da Coca-Cola Brasil,o objetivo é mostrar como o mate é produzido.





Veículo: Brasil Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>