Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

01/07/2013 11:30 - Depois da vodca, setor de bebidas aposta em uísque com sabores

Novidade, que mira mulheres e jovens, puxa avanço nas vendas

Os produtores de bebidas alcoólicas ampliam com sucesso o cardápio de sabores --e não só para a vodca, mais propensa a excentricidades. O austero uísque tem recebido ingredientes tão inusitados quanto canela e xarope de bordo ("maple syrup").

O Wild Turkey Liqueur, um bourbon com sabor de mel, chegou ao mercado em 1976. Mas foi só em 2009, quando a Jim Beam lançou o Red Stag, um bourbon com sabor de cereja, as barreiras caíram.

Hoje, parece não haver limites para a criatividade de destilarias como a Heaven Hill (mel e cereja), Brown-Forman (canela apimentada e maçã) e Jack Daniels (mel).

O Canadá aderiu com combinações de maple syrup; em 2012, a Bushmills se tornou a primeira grande marca irlandesa a lançar um uísque com sabor especial, o Bushmills Irish Honey. E em abril, a Escócia entrou na parada com o Highland Honey, da Dewar.

Hoje, os uísques com sabor são o segmento de mais rápido crescimento no setor. Segundo uma pesquisa da Nielsen para a Jim Beam, em 2012 os uísques com sabor responderam por 75% do avanço no setor de uísques e 42% do crescimento no segmento do bourbon (uísque americano, feito sobretudo de milho).

O campo está tão lotado que o bar Jack Rose, de Washington, contabiliza em seu cardápio 25 uísques com sabor. "O segmento cresceu drasticamente", afirma Bill Thomas, um dos sócios.

Determinar se esse dilúvio de sabores é bom ou ruim para a imagem do uísque depende da pessoa consultada.

Especialistas dizem que o uísque com sabor serve de introdução. O gosto do novo consumidor evoluiria depois para o uísque convencional.

"O ponto inicial costumava ser o bourbon com Coca", diz Dave Pickerell, ex-destilador-chefe da Maker's Mark. "Esse é um passo na mesma trilha."

Mas, para alguns puristas, esses produtos têm mais em comum, estética e comercialmente, com a vodca sabor pipoca do que com o uísque.

"Parece uma busca cínica de mercado disfarçada de inovação", diz Michael Neff, dono de bares em Nova York. "O uísque com sabor não visa atrair novos consumidores para o uísque e sim fazer com que os adeptos da vodca com sabor se sintam adultos."

Embora os executivos evitem comentar, um objetivo inicial era atrair mulheres.

"Creio ser um esforço agressivo para conquistar mais consumidoras", diz Pickerell. Ao que parece, funcionou: elas são 45% dos compradores de Red Stag.

Apesar das prateleiras coloridas, porém, Chris Morris, destilador-chefe da Brown-Forman, não vê o uísque a caminho da perdição da vodca.

"A vodca é uma tela em branco; o uísque tem personalidade, e os aditivos precisam harmonizar com ela."



Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>