Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

13/05/2013 09:36 - Lacre plástico garante higienização de latas de cervejas

Projeto é fruto de parceria entre a Cervejaria Colônia, Braskem e CBE

A Cervejaria Colônia se prepara para lançar no mercado a sua linha de cervejas com lacre plástico, que garante a vedação de latas e mantém a superfície limpa. A solução, desenvolvida pela Companhia Brasileira de Embalagens (CBE) e pela Braskem, chega às gôndolas dos supermercados em agosto.

A superfície da lata permanece igual. A diferença agora é que o lacre plástico vai proporcionar uma proteção da parte superior da embalagem, desde a fabricação até chegar às mãos do cliente final.

Foram dezenas de testes técnicos realizados por institutos brasileiros e franceses até que o produto fosse certificado. Para comprovar que a lata permanece limpa depois de tirado o lacre, ela foi mergulhada em água contaminada e colocada em uma estufa para estimular a proliferação de bactérias. E a higienização se manteve intacta.

O coordenador de embalagens no Desenvolvimento de Mercado da Braskem, Albertoni Bloisi, explica que a grande inovação foi a de conseguir garantir a limpeza da lata em temperatura ambiente e, ao mesmo tempo, ter o mesmo desempenho na retirada do lacre nas bebidas geladas, quando o dispositivo geralmente fica mais contraído. “Não basta colocar um lacre plástico e pronto. Dedicamos muito tempo para conseguir equilibrar todas as variáveis”, explica.

A solução será aplicada às latas na linha de envase, sem perda de produtividade, após os processos de lavagem e secagem da embalagem. As etapas vão garantir um produto totalmente seguro, limpo e pronto para o consumo em qualquer ocasião, já que a vedação é completa.

A Braskem não criou uma resina específica para esse produto, mas buscou, dentro do seu portfolio, a mais adequada e que também garantisse um menor peso, para que o resultado final fosse um produto mais competitivo. Já a CBE foi a idealizadora do projeto e desenvolveu, com fabricantes nacionais e europeus, a máquina para colocar esse selo.

O principal atributo é a limpeza da lata, garantindo que as pessoas possam beber sem riscos à saúde. Mas, para o Bloisi, existem outras funcionalidades que podem ser trabalhadas pelas áreas de marketing das empresas. “Como o lacre pode ser colorido, as empresas poderão criar versões que combinem com a lata ou fluorescentes”, comenta o coordenador. Além disso, como são termossenssíveis, os lacres podem modificar de cor se a lata estiver quente.

Nesse lançamento da Colônia, o lacre está sendo colocado em cervejas, mas a expectativa da Braskem é que possa ser estendido para qualquer tipo de lata, como de refrigerantes, energéticos, vodka e sucos.

Pesquisas de mercado já apontavam que a ideia de uma lata totalmente protegida era uma necessidade, mas que aguardava a disposição da indústria para produção em larga escala. “Em pesquisas de foco, atestamos que o consumidor deseja, aprova e valoriza uma solução que ofereça segurança no consumo e está disposto, inclusive, a pagar mais por isso se preciso”, comenta o diretor-presidente da Companhia Brasileira de Embalagens, Jacques Pontes.

O plástico foi escolhido por ser um material flexível e com propriedades herméticas. Mas, outra preocupação das empresas idealizadoras desse projeto foi com a questão da sustentabilidade.

“O plástico é uma matéria-prima muito versátil, que atende a todas as necessidades dessa solução, com a vantagem de ser ecológico e reciclável”, analisa Albertoni Bloisi.

Já estão sendo realizados estudos com o ACV Brasil para a análise do ciclo de vida do lacre, além de fomentar parcerias com cooperativas de catadores, para capacitação de coleta da solução e incentivo para a reciclagem.



Veículo: Jornal do Comércio - RS

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>