Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

02/01/2009 10:02 - Vinho brasileiro ganha espaço

Alta do dólar amplia concorrência da bebida nacional

 

Os produtores de vinho nacional, que viram seu mercado encolher de 80% para 20% das vendas na última década por causa da desvalorização do dólar, ganharam novo ânimo. A súbita alta da moeda americana começa a se refletir nos preços da bebida produzida pelos concorrentes estrangeiros nas gôndolas dos supermercados.

 

“A diferença no preço está pesando para o consumidor”, afirma Márcio Bonilha, diretor nacional de vendas da Miolo, que tem 17% do mercado brasileiro de vinhos finos.

 

Segundo Bonilha, o novo patamar de preços dos importados já trouxe reflexos nas vendas do fim do ano. O impacto maior, porém, deve vir a partir deste mês, quando os varejistas começam a repor mercadorias. “Vamos receber um pedaço do bolo dos importados”, diz.

 

A perda de força dos importados também ajudou a empresa a registrar crescimento de 20% em volume de vendas em 2008. De acordo com o diretor da Miolo, com a crise financeira e a moeda americana valendo R$ 1,60, a expansão ficaria entre 10% e 15%. “Esse dólar diminui o abismo entre o vinho nacional, que paga 52% de imposto, e o importado, cuja tarifa é de 19%.”

 

A vinícola Salton estima um adicional de 20% nas vendas com o dólar no nível atual. Segundo o presidente Ângelo Salton, a questão “custo-benefício” vai falar mais alto para o consumidor. “O comprador é calculista”, avalia.

 

Segundo Salton, a alta de aproximadamente 50% na moeda americana colocou seus produtos quase em pé de igualdade com os importados, principalmente chilenos e argentinos. A diferença de preços caiu de 60% para 30%. “Agora, meu vinho que custa de R$ 10 a 14 concorre com um similar importado vendido entre R$ 18 a R$ 20.”

 

No último trimestre, a mudança já pôde ser sentida, informa o empresário. Os pedidos de entrega de mercadorias para as festas de fim de ano, normalmente feitos entre os meses de outubro e novembro, foram reforçados em dezembro. A Salton estima crescimento de 5% nas vendas em 2008, chegando a 175 milhões de litros.

 

Veículo: O Estado de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>