Bebidas
19/04/2013 09:31 - Vendas de bebidas alcoólicas caem nos países emergentes
Brasil e Coreia do Sul enfraquecem negócios de empresas como Diageo e SABMiller
As companhias globais de bebidas Diageo e SABMiller divulgaram quedas nas vendas do primeiro trimestre nos principais mercados emergentes ontem, culpando as condições econômicas mais fracas que forçam consumidores a gastar menos.
Os enfraquecimento dos negócios acrescentam evidências de que mercados como Brasil e Coreia do Sul estão desacelerando, e que isso está se refletindo nos gastos dos consumidores em bens de consumo eventual.
Mas a cervejaria SABMiller teve alguns pontos positivos, incluindo em partes da África e também no Leste Europeu, onde novos lançamentos de produtos premium ajudaram a impulsionar as vendas.
A Diageo, fabricante do uísque JohnnieWalker e da cerveja Guinness, disse que o volume caiu 1% nos três meses até o final de março, e o crescimento das vendas foi de 4 %, abaixo das previsões, apesar da força em seu maior mercado, o de destilados nos EUA.
O crescimento desacelerou em todas as regiões em mercados emergentes da Diageo, notando- se um sentimento fraco do consumidor particularmente no Brasil, onde as vendas no varejo caíram, à medida que consumidores sentem o aperto de uma economia de crescimento lento e inflação em alta.
“Dadas as nossas posições de mercado e diversidade geográfica continuamos confiantes de que o desempenho da Diageo continua a estar em linha com a nossa orientação a médio prazo”, disse o presidente-executivo da Diageo, Paul Walsh, em um comunicado.
A cervejaria SABMiller também sinalizou uma demanda fraca na América Latina. A empresa informou um aumento total de 3% no volume de cerveja lagger no trimestre, em linha com as estimativas, mas divulgou uma surpreendente queda de 1% na América Latina, sua maior região. A SABMiller não tem uma presença significativa no Brasil, mas tem mais de 90% do mercado na Colômbia, Equador e Peru, onde vende marcas como Aguila e Cusqueña.
O grupo de destilados francês Remy Cointreau divulgou crescimento trimestral de vendas melhor do que o esperado, de 12,4%.
Veículo: Brasil Econômico

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos