Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

03/04/2013 12:41 - A Ambev tem um ano desafiador pela frente

Aumento de 2% do IPI "é uma pancada"

   

A Ambev, maior fabricante de cerveja do país e a de maior valor na bolsa de valores, tem um ano desafiador pela frente. O câmbio desfavorável torna a compra de commodities como açúcar e malte mais cara, a demanda está em desaceleração e, desde a segunda-feira, o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para cerveja carrega um aumento real de 2%.

"Este vai ser um ano mais difícil que a média dos dois últimos anos", disse o presidente da Ambev, João Castro Neves em entrevista ao Valor. A combinação de fatores macroeconômicos e de mercado deixa o executivo com o "otimismo neutro" para 2013.

O impacto nos preços da cerveja virá, mas não é imediato. No ano passado, o preço da cerveja no país subiu 13,56%, segundo o IBGE, que mede o índice da inflação oficial no país, o IPCA. Este índice geral fechou 2012 com alta de 5,84%.

O comando da Ambev costuma dizer que baliza o aumento de preço de seus produtos de acordo com a inflação. O ideal, num horizonte de dez anos, é que o preço da cerveja suba de acordo com a inflação, observa o presidente da Ambev. "Desta vez deverá ficar acima desta média", diz.

Em sua visão, um aumento real de 2% no IPI em um cenário de desaceleração de demanda e câmbio desfavorável para comprar insumos cotados em dólar "é uma pancada".

Para o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (Cerv Brasil), Paulo Petroni, a indústria estava preparada para este aumento previsto para acontecer uma vez a cada semestre pelos próximos três anos. "Mas é um fator ofensivo a mais no crescimento que já não está tão alto". No primeiro trimestre deste ano a produção de cerveja somou 3,3 bilhões de litros, segundo o Sicobe (sistema da Receita Federal), com queda de 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Castro Neves trabalha com a possibilidade de o governo reverter a decisão de aumentar a carga tributária da cerveja a cada seis meses. "Estamos sempre dizendo ao governo, explicando o peso do setor na economia e que podemos ajudar no crescimento do país", diz ele. Segundo a CervBrasil, o setor emprega 1,7 milhão de pessoas e equivale a 1,7% do PIB.

"O que torna 2013 interessante é que teremos que fazer um plano estratégico para enfrentar aspectos negativos deste ano e balancear com os positivos do ano que vem com a Copa do Mundo, eleição e aumento de volumes", diz o presidente da Ambev.

Para este ano, Castro Neves fala em adotar medidas cirúrgicas, com aceleração e desaceleração tão rápidas quanto os movimentos do mercado. Ele dá um exemplo: o estoque pode ser ajustado para baixo, mas sem comprometer a oferta futura do produto. É um ajuste fino já que as compras de alguns insumos são feitas com 12 meses de antecedência. "Uma das nossas virtudes é a adaptação rápida aos cenários do mercado".

Em junho próximo, por exemplo, quando será realizada a Copa das Confederações, pode trazer vendas equivalentes a um "meio verão", mas ainda é cedo para saber como a demanda vai se comportar.

Apesar do cenário atual, os investimentos anunciados em fevereiro deste ano pela cervejaria estão mantidos e vislumbram o aumento da demanda em 2014, ano da Copa do Mundo. São R$ 3 bilhões, dos quais entre 60% e 80% aplicados no Brasil - e o restante nos países da América Latina e Canadá, áreas de atuação da Ambev. No Brasil, o investimento deve contemplar a construção de uma fábrica em Uberlândia, Minas Gerais, e outra na região de Ponta Grossa, no Paraná.

Não só o Brasil do futebol deve puxar os negócios da cervejaria, que tem o maior valor de mercado entre as empresas brasileiras, de R$ 260 bilhões. A América Central está entre as apostas de crescimento. "Se tudo der certo, em dois a três anos, a América Central e o Caribe podem se transformar em dois Cone Sul", diz Castro Neves. A operação no Cone Sul inclui, além da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia.

Em 2012, a Ambev se tornou a marca líder na República Dominicana e nos últimos dois anos ampliou sua fatia de mercado de 10% para 30% na Guatemala. No final de março fechou sua fábrica na Venezuela e manteve a presença naquele mercado com operação terceirizada através da Cerveceria Regional, numa parceria firmada em 2010.

A atuação em mercados tão distintos fez a Ambev identificar que tipo de inovação funciona em países emergentes e países desenvolvidos. Consumidores de países como o Brasil têm vivido o fenômeno da migração para marcas mais caras, o que explica o crescimento das marcas premium. Já no Canadá, a Ambev identificou um movimento horizontal de mercado que leva os consumidores a experimentar outras bebidas. Por isso está vendendo aos canadeneses cidra, num mercado onde a marca líder entre as cerveja é a Budweiser, com 13%.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>