Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

19/03/2013 11:37 - Consumo de água cai 18,6% na AB InBev

Na cultura corporativa da Ambev as metas são a essência da gestão financeira, de marketing, de vendas, de logística. E também ambiental. Em 2009, a cervejaria traçou quatro metas internas para buscar ecoeficiência global nos 20 países onde o grupo Anheuser Busch InBev atua.

Definiu iniciativas para reduzir o consumo de água, principal matéria prima para a indústria de cerveja e refrigerantes, de emissões de CO2 e do consumo de energia, além de aumentar a reciclagem de subprodutos.

"A intenção é gerenciar metas de ecoeficiência assim como gerenciamos custos", diz o diretor de relações socioambientais da Ambev, Ricardo Rolim.

O consumo de água foi reduzido, em média desde 2009, nas fábricas da cervejaria em todo o mundo, em 18,6%, para 3,5 litros de água consumidos para cada litro de bebida produzida. Na Ambev, o consumo recuou 30% na década, e a média alcançada no segundo semestre de 2012 foi de 3,4 litros.

"Hoje conseguimos ter uma medição de água feita três vezes ao dia nas fábricas, dando ao gestor a possibilidade de corrigir o consumo no mesmo dia", diz Rolim.

Os resíduos sólidos e subprodutos do processo industrial alcançaram a reciclagem de 99%. A venda do bagaço de malte para a alimentação de gado é um exemplo.

Segundo Rolim, o consumo de energia nas cervejarias e fábricas de refrigerantes em todo o mundo caiu 12% desde 2009 e a emissão de CO2, 15,7%. A empresa está buscando diversificar a matriz energética - em 2003, 40% eram de combustível fóssil. Atualmente a biomassa representa quase 30% da matriz calorífica da companhia e cerca de 4% é proveniente da utilização do biogás eliminado nas estações de tratamento de efluentes.

Além das metas internas, a Ambev anuncia hoje parceria com a organização não governamental, The Nature Conservancy. O alvo é a preservação da bacia hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, no interior de São Paulo. Na região com alta demanda de água e onde está a fábrica de Jaguariúna, os parceiros vão trabalhar remunerando serviços ambientais e não com voluntários.




Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>