Bebidas
28/02/2013 12:46 - Cervejas premium turbinam alta de 22% no lucro da Ambev
Com aumento nas vendas de Stella Artois e Budweiser, empresa ganha R$ 10,5 bilhões
A alta nas vendas de cervejas premium, como Stella Artois e Budweiser, no Brasil, ajudou a turbinar o lucro da Ambev, que atingiu R$ 10,5 bilhões em 2012. O ganho foi 21,6% maior que em 2011.
A receita líquida da companhia ficou em R$ 32,2 bilhões, alta de 12,4%.
O resultado consolidado refere-se às operações do Brasil e de outros 15 países.
O portfólio de marcas premium no país, que inclui também Original e Bohemia, ajudou a companhia a manter as vendas em alta mesmo após o aumento de preços adotado no terceiro trimestre.
Pressionada pela alta de insumos como açúcar, alumínio, além de inflação e câmbio, a empresa reajustou os preços em 9,5%, em média.
Além de garantir margens melhores, as marcas premium atingem um consumidor que é menos sensível a variações de preço.
Enquanto o volume de vendas das cervejas da Ambev no Brasil cresceu 2,5% em 2012, a receita por hectolitro cresceu 9,6%. Mas a empresa perdeu participação de mercado, fechando o ano com 68,5%, ante 69% em 2011.
Hoje o segmento premium representa 6% do volume de cerveja vendido pela Ambev. Em 2010, era 4%. A meta é chegar a 8% até 2014.
Para atingi-la, pretende destinar parte dos R$ 3 bilhões que planeja investir neste ano para dobrar a capacidade de produção da Budweiser. A marca, que nos EUA é popular, foi lançada no Brasil em agosto de 2011 e já é a cerveja premium internacional mais vendida do país.
Os investimentos deste ano, que se somam aos R$ 3 bilhões investidos em 2012, também vão ajudar a empresa a se preparar para a Copa de 2014, com melhorias na cadeia de fornecedores.
"A Copa está aí na esquina e queremos que esta seja a melhor Copa de todos os tempos", disse o presidente da Ambev, João Castro Neves.
Para ele, o ano começou de forma "desafiadora", com muita chuva e um Carnaval que foi mais cedo. "Isso vai ter impacto no primeiro trimestre, mas não muda nosso otimismo em relação ao ano."
Veículo: Folha de S.Paulo

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos