Bebidas
28/02/2013 10:29 - Ambev fará aporte bilionário de olho na Copa do Mundo
A Ambev planeja investir R$ 3 bilhões em sua operação no Brasil em 2013, de olho na Copa do Mundo. Os aportes serão distribuídos por todo o País, na construção de novas fábricas e centros de distribuição, na ampliação de plantas, em desenvolvimento de novos produtos e na otimização logística e de produção.
Dentre as obras previstas, estão as novas fábricas, já anunciadas, em Minas Gerais e no Paraná, e a ampliação da capacidade de produção de bebidas em garrafas retornáveis de 300 ml e um litro de guaraná Antarctica. Também está planejada a adaptação de mais uma fábrica para a produção da cerveja Budweiser, a ser anunciada ao longo de 2013, dobrando a capacidade de produção da marca no País - desde novembro a Budweiser assumiu a liderança do mercado premium nacional, ultrapassando a rival Heineken.
"Nosso objetivo com esse aporte é criarmos condições de atender a demanda e estarmos preparados para fazer no Brasil a melhor Copa do Mundo do mundo. Contudo, esta previsão de investimentos de 2013 está sujeita à confirmação de um horizonte de crescimento, que depende, dentre outras coisas, da tributação incidente sobre o setor", diz o diretor-financeiro e de relações com investidores, Nelson Jamel.
A indústria de cerveja aguarda aumento de impostos em abril e outubro. No entanto, segundo a Ambev, aumentos reais do salário mínimo e níveis de desemprego baixos devem impactar positivamente a renda disponível. "Assim sendo, acreditamos que, dadas as perspectivas macroeconômicas atuais, a indústria de cerveja deve continuar a crescer em torno dos mesmos níveis de 2012", informou a empresa, em relatório.
O foco de crescimento da empresa no ano será em inovações de embalagem, de líquidos e no ponto de venda, maior disponibilidade de portfólio no norte e nordeste e iniciativas em garrafas de vidro retornáveis. Outra grande aposta é no avanço do segmento premium: "Um ano e meio atrás [agosto de 2010], por ocasião do lançamento da Budweiser, marcas premium respondiam por pouco menos de 5% do volume total da companhia. Passado esse tempo, fechamos 2012 com 6% do nosso volume, e a expectativa é chegar a 8% em três a cinco anos", diz Jamel.
O crescimento das categorias de maior valor agregado, o avanço da distribuição direta e os reajustes de preço devem impactar positivamente a receita líquida por hectolitro da empresa, que deve crescer "a um dígito alto". Contudo, há expectativa de aumento de custo de produção em cerveja, de "até dois dígitos baixos", devido ao avanço do preço de matérias-primas dolarizadas, fruto da desvalorização cambial. Em bebidas não-alcoólicas e não-carbonatadas é esperado o impacto das mudanças de tributação ocorridas em outubro de 2012, com crescimento do custo bpor hectolitro entre 17% e 19%. Segundo a Ambev, embora em janeiro as vendas tenham sido positivas, com o adiantamento de formação de estoques no varejo, devido ao Carnaval ser mais cedo, a antecipação dos festejos provoca um "encurtamento" das férias, reduzindo o consumo. Somado a isto, as condições meteorológicas ruins, com muita chuva, faz a empresa prever um primeiro trimestre "desafiador".
Resultados
No ano de 2012, a Ambev obteve lucro líquido de R$ 10,6 bilhões, num avanço de 22% sobre os R$ 8,7 bilhões do ano anterior. O Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações) subiu 13,3% em relação à 2011, encerrando o período em R$ 15,6 bilhões.
As vendas no ano cresceram 2% em relação às de 2011, chegando a quase 170 milhões de hectolitros. A receita líquida de vendas aumentou 12,4%, somando R$ 32,2 bilhões. Em cerveja, o incremento foi de 1,9%, com 122 milhões de hectolitros vendidos, apesar do reajuste de 9,5% nos preços no ano, acima da inflação de 6%. Em não-alcóolicos e não-carbonatados o crescimento foi 2%, para 47 milhões de hectolitros. A categoria atingiu participação de mercado recorde no último trimestre do ano, de 18,1%.
Veículo: DCI

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos