Bebidas
27/02/2013 11:14 - Aumento de preços de produtos e de vendas faz Ambev lucrar R$ 10,5 bilhões em 2012
A maior cervejaria da América Latina está sorrindo à toa e contando muitos divivendos. Com uma receita baseada no aumento dos preços dos produtos e na incansável meta de aumentar as vendas, a Ambev fechou o ano de 2012 com um lucro líquido de R$ 10,5 bilhões. O valor foi tão significativo que em relação a 2011 o crescimento foi de 21,6%. De acordo com a companhia de bebidas, no 4º trimestre do período o lucro líquido foi de R$ 3,72 bilhões, uma alta de 22,7% no faturamento.
A causa direta, na avaliação de analistas de mercado, foi o aumento do volume de vendas e dos preços dos produtos. Vale destacar que a Ambev está desenvolvendo um plano de investimentos para aumentar capacidade de produção e se preparar para a Copa do Mundo de 2014. A expectativa da empresa é investir R$ 3 bilhões, após os R$ 3,01 bilhões injetados em 2012. Segundo a Ambev, o valor previsto representa um quarto ano de nível recorde de investimentos.
O balanço anual da companhia mostrou que a geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) somou R$ 5,498 bilhões, uma expansão de 22,4%. Já a margem passou de 53,6% para 54,4%. Em relação ao custo dos produtos vendidos (CPV) por hectolitro, o avanço foi de 17% no último trimestre de 2012 sobre o mesmo período de 2011, subindo para R$ 61,5, em meio a custos mais altos com commodities como cevada, alumínio e açúcar. No ano, o CPV por hectolitro teve crescimento 13,7%, para R$ 60,6.
Na avaliação da Ambev, o CPV por hectolitro no Brasil em 2013 deve crescer entre um dígito alto e dois dígitos baixos. A previsão se baseia no aumentos de impostos, desvalorização do real e aumento no custo das matérias-primas. A expectativa para a receita líquida por hectolitro no Brasil é de expansão de um dígito alto, após reajustes de preços em 2012 e maior foco em marcas premium e distribuição direta.
Um dos focos da Ambev para este ano é aumentar a capacidade de produção da marca norte-americana de cerveja Budweiser. Para isso, a companhia investirá para que sua cadeia de suprimentos esteja pronta para a Copa, além das já anunciadas novas cervejarias em Minas Gerais e Paraná.
Veículo: Diário de Pernambuco
Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos


