Bebidas
04/02/2013 07:21 - Concorrência de cerveja é menor no México
AB InBev teria 46% do mercado dos EUA se comprasse a Modelo, mas participação chegaria a 60% no país vizinho
No México, duas empresas dominam mercado; governo americano que barrar negócio de US$ 20 bi
O Departamento de Justiça dos EUA quer barrar a compra da mexicana Modelo pela AB InBev porque o negócio de US$ 20,1 bilhões daria à belgo-brasileira 46% do mercado de cerveja no país e maior poder para elevar preço.
Mas é no país da Modelo que a AB InBev teria maior concentração de mercado.
No duopólio mexicano da cerveja, a Modelo, com suas Corona, Pacifico e Victoria, tem 60% de participação.
Praticamente todo o restante pertence à Cuauhtémoc Moctezuma, adquirida pela Heineken e que tem marcas como Tecate, Dos Equis e Sol.
Como comparação, no Brasil, a Ambev, da AB InBev, tem por volta de 68%.
O cerca de 1% restante do mercado mexicano é das cervejarias artesanais, que já levaram aos órgãos de defesa de concorrência reclamações sobre o duopólio.
Até uma outra gigante das bebidas, a britânica SABMiller, já se queixou às autoridades do México de supostas práticas anticoncorrenciais do duopólio, como pagar a comerciantes para não aceitar outras marcas.
A AB InBev já tem 50% de participação na Modelo, herdada na operação de compra da Anheuser-Busch, em 2008.
Para tentar o aval dos órgãos reguladores americanos, a Modelo propusera vender à sócia Constellation os 50% que tem na joint venture Crown Imports, que distribui nos EUA suas cervejas.
O Departamento de Justiça, no entanto, achou a proposta insuficiente e na semana passada entrou com processo para barrar o acordo.
As autoridades de defesa da concorrência do México, por sua vez, não viram prejuízo ao consumidor e aprovaram em novembro a compra da Modelo pela AB InBev.
A empresa contestou a decisão do governo americano e disse que vai recorrer.
Mas também pode negociar mais compensações ou simplesmente desistir do negócio, segundo analistas.
Veículo: Folha de S.Paulo

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos