Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

03/01/2013 12:14 - Budweiser passa Heineken nas vendas de cerveja premium

A tradicional Budweiser, marca da Ambev e a cerveja mais popular dos Estados Unidos, foi lançada como marca premium no Brasil em agosto de 2011. Em 16 meses abocanhou 13,1% do segmento das cervejas premium, superando a Heineken, que ficou com 11%, segundo dados da Nielsen, em novembro. Também ultrapassou a Original, outra marca do portfólio premium da Ambev, com uma fatia de 12,8%.

A rápida assimilação da marca tem por trás a força de distribuição da Ambev, com foco exclusivo em centros urbanos, e alguns milhões aplicados numa plataforma baseada em marketing "cosmopolita". Ela combina o patrocínio a shows de música com nomes internacionais como Madonna, Lady Gaga e Britney Spears, e o esporte, no qual é a patrocinadora do Ultimate Fighting Championship (UFC) e usa seu campeão na categoria peso médio, Anderson Silva, como embaixador da marca.

"O próximo passo é continuar consolidando a Budweiser na cabeça do consumidor como uma marca internacional de sucesso", diz o diretor de marcas premium da Ambev, Sergio Esteves. As marcas locais da Ambev, no entanto, não correm risco. "O consumidor está acostumado às marcas domésticas. O fato de ter Bud [no portfólio] não quer dizer que Brahma não é importante".

Para ajudar a vender a cerveja no verão, entrou no ar em dezembro um comercial de TV, criado pela agência Africa, com o cantor americano William James Adams, conhecido como Will.i.am, líder da banda Black Eyed Peas, que associa a cerveja e a música. Até o fim de julho, a Ambev deve anunciar o projeto Budweiser House of Music voltado a comunidades carentes, no Rio. "Deverá ser um laboratório para formação de talentos em diferentes gêneros musicais e também na área de produção, que promova a inovação e transformação através da música", diz o gerente de marketing da Budweiser, Manuel Rangel.

Público jovem que gosta de música internacional também é o alvo da marca Heineken, que patrocina no Brasil o festival Lollapalooza, além de 100 grandes festivais ao redor do mundo. "As duas estão na mesma categoria e disputam o mesmo consumidor, embora a Budweiser tenha um posicionamento de preço mais baixo", diz Adalberto Viviane, consultor especializado em bebidas. "Os jovens brasileiros têm Nike, Coca-Cola, mas não têm uma marca mundial de cerveja; e a disputa está aí".

A Heineken recusa a comparação por considerar que há diferenças entre os ingredientes, o método de produção e também o preço praticado entre as duas marcas. "A cerveja Heineken é considerada premium por ser uma cerveja puro malte e ter um processo de maturação de mais de 30 dias", diz a diretora de comunicação da Heineken Brasil, Renata Zveibel.

A categoria premium tem mais de 60 marcas e representa 4,7% do mercado total de cerveja, que produziu 13 bilhões de litros e faturou R$ 62 bilhões em 2011. O maior preço separa as marcas premium das demais. Em novembro, de acordo com dados da Nielsen, o preço de Budweiser ficou 14% acima da média de cervejas comuns e o da Heineken, 37% acima. Na última semana de 2012, a loja de Pinheiros do supermercado Pão de Açúcar exibia diversas promoções de cerveja premium. Uma lata (350 ml) da Budweiser custava R$ 2,09 e a mesma embalagem de Heineken, R$ 2,29 - uma variação de 9,57%.

Segundo a sommelier de cervejas Aline Araújo, as matérias- primas e o processo de produção das duas marcas são distintos. A Heineken matura no mínimo o dobro de tempo nos tanques. A Budweiser leva cerca de 40% de arroz em sua composição - este adjunto está fora da antiga lei de pureza alemã, do ano de 1516, que estabelecia que somente água, malte e lúpulo eram ingredientes aceitos na produção de uma cerveja. A Heineken é uma puro malte de cevada, sem adjuntos cervejeiros. Os adjuntos ajudam na redução de custos, já que o malte de cevada é um ingrediente mais caro que o milho, por exemplo. "O paladar, em ambas, é inofensivo, redondo, sutil, embora Heineken tenha amargor mais pronunciado".

Em outros países, a fatia das cervejas premium é maior. No Reino Unido é 40%, nos Estados Unidos 20%, e na Argentina 10%. Para os executivos da Budweiser no Brasil, o slogan da marca não poderia ser mais adequado ao momento: "great times are coming".



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>