Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

05/12/2012 12:01 - Com marcas mexicanas, Heineken volta a crescer nos Estados Unidos

Para fazer a Heineken voltar a crescer nos Estados Unidos, o executivo Dolf Van den Brink primeiro buscou comprar o controle de algumas das cervejas importadas que os americanos estavam bebendo em vez da sua.

Desde que se tornou o terceiro chefe da filial americana da cervejaria holandesa em dois anos, Van den Brink encontrou a receita para crescer com marcas mexicanas importadas, como Sol e Tecate, atendendo as mudanças demográficas e de paladar nos EUA. "Não estávamos em boa posição em 2008 e 2009", diz ele. "Por 45 anos, fomos uma operação com uma marca única. Estávamos fixos."

Depois de dois anos de queda nas vendas em volume da marca Heineken nos EUA, a cervejaria de Amsterdã comprou a Femsa, que pertencia à SAB, em 2010, por US$ 7,4 bilhões, com o que adicionou as marcas Dos Equis, Sol e Tecate a sua linha. Agora, seu foco é reanimar a marca homônima da empresa, com novas embalagens, mais gastos em publicidade e aumento da força de vendas.

As marcas Sol e Tecate vêm se mostrando populares entre os consumidores "multiculturais" nos EUA, afirmou o executivo, em especial, entre a segunda e terceira gerações de imigrantes mexicanos. No trimestre encerrado em setembro, as vendas das marcas, em volume, subiram 9% em comparação ao mesmo período de 2011, de acordo com dados da Nielsen. As marcas mexicanas são responsáveis por cerca de 50% das vendas em volume da Heineken e o crescimento foi sustentado principalmente pela marca Tecate.

O progresso nos EUA espelha o resto do mundo, onde a cervejaria de 148 anos percebe, cada vez mais, que os consumidores desejam mais do que sua marca principal. A empresa comprou o controle da Asia Pacific Breweries neste ano para manter outras marcas, como a Tiger Beer, que pretende fazer crescer internacionalmente.

A marca Heineken cresceu 3,2% nos últimos 12 meses, segundo dados da Nielsen citados por Van den Brink, superando a expansão média do mercado, de 1,8%. A participação de mercado nos EUA da Heineken cresceu mais, em termos de volume, do que a das concorrentes Anheuser-Busch InBev e MillerCoors nos últimos três meses.

A melhora recente teve reflexos nas ações da empresa. Os papéis da Heineken subiram 42% desde janeiro nas negociações em Amsterdã, superando o desempenho da SABMiller, com alta de 25%, que é uma das proprietárias da MillerCoors, sua maior rival, e pouco abaixo dos 44% da AB InBev.

"A [marca] Heineken é, continua sendo, e vai ser a opção número um e a prioridade da companhia; e precisa crescer - e graças a Deus, está [crescendo]", disse Van den Brink. Ainda assim, "não se pode apenas ficar de pé em uma perna nos dias de hoje; é necessário ter uma linha [de marcas]".

A marca Heineken representa cerca de 42% das vendas em volume da cervejaria holandesa nos EUA, onde a empresa obtém menos de 10% de seu lucro, segundo estimativas da corretora Nomura.

Para estancar o declínio das vendas da marca, a cervejaria triplicou sua força de vendas nos EUA, em particular em centros urbanos fundamentais, como Nova York. A companhia também aumentou os gastos com publicidade e tem buscado aproveitar o mercado de chope, onde vê mais "espaço" em comparação ao abarrotado segmento de cervejas em garrafa.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>