Bebidas
23/10/2012 10:15 - Acordo tenta dobrar consumo de vinho nacional
Acerto encerra polêmica sobre pedido de proteção contra a enxurrada de importados
Um acordo fechado sexta-feira em Brasília e detalhado na manhã desta segunda-feira em São Paulo encerra a polêmica sobre a possibilidade de barreiras para a entrada de vinho importado e tenta dar um novo impulso à bebida produzida no Brasil. Pelo acerto, as entidades ligadas à produção nacional retiram o pedido de salvaguarda encaminhado ao governo federal, enquanto supermercados e importadoras prometem esforços para aumentar o consumo do vinho nacional.
Dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) mostram que, de 2005 até o ano passado, a comercialização de vinhos finos importados no país praticamente dobrou, chegando a 72,6 milhões de litros. No mesmo período, no entanto, as vendas de vinhos finos gaúchos, que representam 90% da produção nacional, caíram de 21,9 milhões de litros para 19,5 milhões de litros.
O objetivo do acordo é elevar a comercialização de vinhos finos brasileiros a 40 milhões de litros até 2016. Para isso, os supermercados vão ampliar a oferta de produtos. Os rótulos nacionais, que conforme o Ibravin representam hoje 10% das garrafas disponíveis nas gôndolas, deverão ocupar um quarto de todo o espaço em quatro anos. As importadoras, por sua vez, vão ajudar principalmente pequenas vinícolas a distribuírem seus produtos nos maiores mercados consumidores. A meta é que, em 2016, o vinho fino brasileiro represente 10% das opções em lojas especializadas e restaurantes.
— Os importadores são canais de distribuição muito fortes — explica o diretor executivo do Ibravin, Carlos Paviani.
A polêmica sobre as salvaguardas reivindicadas pelas entidades ligadas ao vinho nacional ganhou força em março, quando chefs famosos e donos restaurantes do centro do país incitaram um boicote à bebida nacional devido ao pedido de proteção.
Veículo: Zero Hora

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos