Bebidas
01/12/2008 12:16 - Grupo francês adia expansão no Brasil
O grupo francês de bebidas alcóolicas Belvédère adiou os planos de ampliar atuação no mercado brasileiro com seus produtos, por meio da subsidiária brasileira Dubar, devido à crise financeira internacional. A empresa, que lançou em junho a vodca polonesa Sobieski, planejava colocar no Brasil vinhos e destilados de seu portfólio internacional em 2009 mas está aguardando estabilização do câmbio para planejar melhor seus próximos passos em relação ao Brasil.
Segundo o diretor da Belvedere para a América Latina, Xavier Iaru, os esforços da companhia vão centra-se na vodca Sobieski. A empresa investirá R$ 5 milhões em ações de marketing para consolidar a bebida no mercado brasileiro. "Queremos conquistar 10% da fatia de mercado no segmento de vodcas importadas", disse o executivo. Segundo ele, em cinco anos, o grupo espera ter de 20% a 30% do mercado nacional nesse nicho.
A Sobiesk é vodca premium que concorre com outras importadas como Absolut e Stolichnaya. Para 2009, a Sobieski terá volume de engarrafamento do líquido importado de 15 mil caixas, que correspondem a 180 mil garrafas. O mercado de vodca importada no País gira em torno de 160 mil caixas ao ano. Segundo Iaru, o segmento de vodcas importadas cresce de 8% a 10% anualmente no Brasil.
Preço. A bebida terá o preço sugerido de R$ 23 contra a média de R$ 50 das concorrentes importadas. A diferença no valor da vodca deve-se ao fato de somente a matéria-prima ser importada da filial, na Polônia, para ser engarrafada no Brasil.
"Importar o líquido permite baixar o custo, uma vez que pagamos apenas os impostos de importação e frete sobre o destilado, e não sobre as embalagens", afirmou Xavier Iaru. De acordo com o executivo, a empresa inspirou-se no mercado de uísque, que atua de forma semelhante. "Menos impostos e fretes internacionais tornam a vodca Sobieski acessível", disse.
O grupo Belvédère comprou a Dubar, famosa por seu conhaque, no final de 2007 com o intuito de inserir seus produtos no mercado brasileiro. Segundo Iaru, a Dubar exportará do Brasil para o Mercosul. A empresa tem duas fábricas, uma em Jundiaí (SP) e outra em Itapeva (MG). A Sobiesk entrou no país pelo Nordeste e pode ser encontrada em São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba, Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina.
"A expectativa é que a Sobieski esteja em todo o Brasil dentro de pouco tempo", afirmou o executivo.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos