Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

27/06/2012 11:02 - Coca-Cola investe na Índia e acirra disputa com a Pepsi

A Coca-Cola decidiu acirrar a guerra das bebidas na Índia, ao anunciar um investimento de US$ 3 bilhões, para ajudá-la a avançar sobre a PepsiCo em um dos poucos países em que perde para sua rival.

Maior empresa mundial de bebidas em termos de receita, a Coca-Cola informou que vai distribuir esse investimento ao longo dos próximos oito anos. A medida marca uma intensificação do comprometimento da empresa em relação à Índia. O valor substitui o planejado no ano passado, de investir US$ 2 bilhões em cinco anos, quantia equivalente à aplicada pela empresa no país de 1993 a 2011.

Muhtar Kent, principal executivo da Coca-Cola, disse: "Nossos investimentos em curso na Índia se concentram em gerar inovação, em parcerias e também numa linha de produtos que amplie a experiência do consumidor e que consolide fidelidade à marca para criar crescimento de longo prazo".

As empresas de refrigerantes aumentam seus gastos nos mercados emergentes num momento em que o consumo de bebidas gasosas cai rapidamente nos Estados Unidos. Em 2011, a Coca-Cola revelou que investiria US$ 4 bilhões na China em três anos e, neste mês, ela se tornou uma das primeiras empresas ocidentais a planejar investimentos em Mianmar.

A Coca-Cola e a Pepsi travam uma disputa pela hegemonia no mercado de bebidas gasosas na Índia, com a Coca-Cola respondendo por 56% das vendas, comparativamente aos 40% da Pepsi, segundo dados do boletim setorial "Beverage Digest". No entanto, a participação de mercado da principal marca da Pepsi é quase o dobro da Coca-Cola no país, segundo a empresa de pesquisa Euromonitor.

Em 2008, a Pepsi anunciou um investimento de US$ 500 milhões em três anos na Índia.

As empresas de produtos de consumo vêm se mostrando otimistas com relação à Índia devido às dimensões, à juventude de sua população e ao rápido crescimento de sua economia. No entanto, analistas da Bernstein Research disseram recentemente que as margens de lucro estão encolhendo no país por conta da intensificação dos esforços das empresas locais para proteger sua área de influência e pelos gastos com distribuição fora das cidades.

A Coca-Cola tem um histórico pontuado por lacunas na Índia. A empresa saiu do mercado indiano em 1977, quando o governo exigiu que ela operasse com um parceiro indiano e compartilhasse com ele sua fórmula secreta. O grupo americano reingressou na Índia em 1993, quando a Pepsi tinha conquistado uma vantagem, ao ter-se lançado, anos antes, numa joint-venture com empresas locais.

Preocupações na área da saúde e de ordem ambiental também impuseram obstáculos. Em 2005, a Coca-Cola foi criticada na Índia por contribuir para aumentar a escassez de água.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>