Bebidas
29/05/2012 09:46 - Dona da Smirnoff compra cachaça Ypióca
Gigante britânica Diageo paga R$ 900 mi por empresa cearense, fundada em 1846 e a terceira em vendas no Brasil
Nordeste passa a ser a região de maiores vendas do grupo, que também é dono do uísque Johhnie Walker
De olho em fortalecer sua operação no Brasil para reduzir a exposição aos debilitados mercados maduros, a britânica Diageo comprou sua segunda marca de cachaça.
O grupo dono da vodca Smirnoff e do uísque Johnnie Walker pagou R$ 900 milhões pela cearense Ypióca, a terceira em volume no país e fundada em 1846. A Diageo já vende a artesanal Nega Fulô.
O negócio fortalece a operação do grupo no Nordeste -região responsável por 80% das vendas da Ypióca- e amplia a rede de distribuição.
A cachaça cearense chega hoje a cerca de 250 mil pontos de venda, ante os 160 mil das outras marcas da Diageo.
A ideia é otimizar as duas direções: a cachaça para o resto do país, e vodca, uísque e os outros para o Nordeste.
"Vemos grande oportunidade de complementariedade", diz o presidente do grupo no país, Otto von Sothen.
A compra inclui duas fábricas no Nordeste e um centro de distribuição em Guarulhos. A família Telles, antiga proprietária, mantém outras quatro unidades que também produzirão para a Ypióca.
Para o presidente do Ibrac (Instituto Brasileiro da Cachaça), Vicente Bastos, o preço da aquisição se justifica pelas altas margens alcançadas pela companhia.
"O fator de risco é que o grupo não pode pensar no mercado de cachaça como o de uísque e o de vodca", diz o consultor Adalberto Viviani.
A operação brasileira cresceu 23% em volume no ano encerrado em junho de 2011. No mundo, a alta foi de 3%. Os emergentes representam 40% do negócio, e a meta é alcançar 50% até 2015.
O Brasil é o maior mercado para o Johnnie Walker e o terceiro para a vodca Smirnoff.
O Nordeste, que representa 30% das vendas no país, passa a ser a região líder. Os pernambucanos já são os campeões mundiais em consumo per capita do uísque.
Veículo: Folha de S. Paulo

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos