Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

30/04/2012 10:50 - PepsiCo tenta atrair negros e latinos com bebida açucarada

Maneiro urbano e Mountain Dew (orvalho da montanha) são dois termos que normalmente não andam juntos. A PepsiCo tenta mudar isso. A empresa conseguiu fazer desse refrigerante o mais vendido nos Estados Unidos, na categoria "não-cola", graças a sua popularidade junto a consumidores brancos nos Estados das planícies e no Sudeste. Agora, está empenhada em ampliar o apelo da bebida açucarada, com cafeína, entre jovens negros e latinos.

A nova campanha do refrigerante tem a rapper Lil Wayne, conhecida como Weezy, e o skatista Paul Rodriguez para ajudar a atrair mais consumidores urbanos. A PepsiCo torce para que a Mountain Dew estoure em centros urbanos como Nova York, Miami e Los Angeles, como ocorreu em Nebraska e Kentucky, áreas rurais. "Nossas maiores oportunidades estão nas áreas com maior concentração de consumidores que provavelmente não foram alvo de uma mensagem Dew tão focada como poderíamos tê-la produzido", diz Brett O'Brien, vice-presidente de marketing da Mountain Dew.

A Mountain Dew tem sido um ponto brilhante no portfólio de marcas da PepsiCo, com desempenho superior ao da Pepsi-Cola, nos últimos dois anos. Mas há motivos para preocupação. A marca que representa 20% das vendas de bebidas da PepsiCo nos EUA perdeu participação no ano passado, enquanto a Coca-Cola, Sprite e Fanta avançaram. Enquanto isso, o mercado alvo da Mountain Dew - jovens entre 18 e 24 anos - está cada vez mais diversificado. O truque, para a segunda maior fabricante mundial de refrigerantes, será alcançar esses novos públicos, porém mantendo o público base da bebida. De 2000 a 2010, o percentual de brancos não hispânicos com menos de 24 anos caiu de 21,5% para 18,6% da população americana. E, embora os brancos constituam 70% dos tomadores de refrigerantes, eles representam 80% dos consumidores de Mountain Dew, segundo dados da iTrack Data fornecidos pela PepsiCo.

A nova campanha "This Is How We Dew" (soa como: é assim que a gente faz) de propaganda na TV estreou em abril e é estrelada por Lil Wayne, que diz: "A gente sabe que o lance não é o que você faz, mas como você faz". O comercial inicial mescla snowboarders e um cantor country para manter fiel o público básico da marca. Versões futuras terão como alvo gostos e entretenimentos regionais.

Se você examinar um mapa dos EUA mostrando mais os Estados onde Mountain Dew é mais vendida, identificará uma faixa que vai de Dakota do Norte, no leste, passando pelas Virginias e então retomando o Arkansas. Dew chega a ser mais vendida do que Coca-Cola em lojas de conveniência na Geórgia, Estado natal da Coca-Cola. O território onde a Dew é menos vendida vai da Califórnia ao longo da fronteira meridional dos EUA até a Louisiana.

Mountain Dew, antigamente uma designação genérica para bebidas destiladas ilegais, foi criada nos anos 1940 por Ally e Barney Hartman, na forma de uma soda limonada para mistura em coquetéis. As primeiras garrafas exibiam um caipira de arma em punho perseguindo um agente federal no meio do mato. A PepsiCo comprou a marca em 1964, mas manteve sua imagem de origem. Seu anúncio de TV usou pela primeira vez o slogan, "Ya-hoo! Mountain Dew! Ela vai aguçar suas entranhas". Um montanhês banguela e descalço diz, exaltado", "Não tem erro, é uma explosão em cada garrafa", enquanto uma mulher curvilínea usando um prendedor de cabelo e um vestido à la Wilma Flintstone toma um gole.

A nova campanha, focada em consumidores de 13 a 20 anos, tem anúncios de rádio e TV centrados em sete celebridades com apelo em mercados regionais. O comercial do astro country Jason Aldean pode estar sendo exibido com frequência em Nashville, por exemplo, enquanto Lil Wayne seduz os telespectadores em Los Angeles.

A colaboração de Lil Wayne com a Mountain Dew assinala seu primeiro contrato de patrocínio com uma importante marca de produtos de consumo. Em maio, a promoção DEWeezy (um trocadilho com seu apelido, Weezy) convidará os consumidores a ajudar o tatuado vencedor do Grammy a produzir um comercial de TV de 30 segundos para a bebida.

A campanha será associada a um fortalecimento da distribuição da bebida em centros urbanos como Nova York. Os sabores (cereja e laranja incluídos) e as versões diet, poderão ser colocadas em postos de gasolina e lojas de conveniência, onde são vendidos 45% da produção da Mountain Dew.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>