Bebidas
20/04/2012 11:45 - América Latina puxa avanço da SABMiller
Crescimento global da empresa de bebidas foi de 3%, índice abaixo do previsto por analistas, mas mercados emergentes seguem promissores
A receita da SABMiller, segunda maior cervejaria do mundo, cresceu 7% em 2011, chegando a US$ 28,3 bilhões. O aumento foi conduzido pela América Latina, responsável por 31% do crescimento, seguida por África do Sul (23%) e pelo restante da África (13%), de acordo com o balanço da companhia de Graham Mackay.
O mercado brasileiro integra as estratégias do médio prazo, ao lado de outras economias em desenvolvimento. “Até 2015, é provável que o crescimento continue a ser liderado pelos mercados emergentes”, afirma o anúncio oficial.
Segundo o documento, os 25 países que avançam mais rapidamente devem contribuir mais com a taxa de crescimento anual em volumes de cerveja. “A China deve responder por quase 40% desse crescimento, com Vietnã, Brasil, Ucrânia, Nigéria, Índia e Peru contribuindo de forma significativa.”
No ano, o crescimento orgânico (que abrange só produção e vendas, excluindo variações cambiais e aquisições) foi de 3%. A média ficou abaixo do índice de 4% esperado por nove analistas ouvidos pela agência Bloomberg.
O resultado pífio se deveu ao volume de cerveja comercializado na área do Ásia-Pacífico, que subiu apenas 1% no último trimestre, contra os 8% esperados pelo mercado. As chuvas prejudicaram as vendas nessa parte do mundo, a ponto de a financeira UBS AG calcular que, embora os chineses respondam por cerca de 20% do volume anual da SABMiller, correspondem a só 2%do lucro.
A empresa britânica, que começou vendendo cerveja para garimpeiros na África do Sul em 1895, produziu 218 bilhões de litros de bebida nos últimos 12 meses, 2% a mais que o registrado no ano de 2010.
A concorrente Heineken afirmara na véspera que as vendas durante o mesmo período caíram 1,3% na Europa Ocidental, devido a reduções em Portugal, Irlanda e Grécia. Já as vendas de cerveja da Heineken em regiões como África e América Latina aumentaram.
Veículo: Brasil Econômico

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos