Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

18/08/2008 10:33 - O premium da Schin

Como a cervejaria utiliza as pequenas cervejarias especiais adquiridas nos últimos meses para polir sua imagem


JOAQUIM CASTANHEIRA

 

Os bebedores de cerveja andam preocupados. Desde o início de 2007, a Schincariol, segunda maior cervejaria do País, arrematou três ícones entre os apreciadores da loira: a Eisenbahn, a Baden-Baden e a Devassa. O temor era de que os novos donos alterassem a fórmula das cervejas para colocá-las no patamar médio do gosto brasileiro – aquele que os fabricantes chamam de leve e suave e os conhecedores classificam como aguado. Meses depois da última aquisição, a Schincariol garante que isso jamais acontecerá. Não por qualquer fator emocional, mas sim por uma clara lógica empresarial. As três marcas premium preencheram uma lacuna no portfólio de marcas da Schincariol e abriram uma porta para a cervejaria chegar aos copos de um consumidor que nunca a viu com muito carinho: as classes A e B, justamente aquelas que consomem cada vez mais as chamadas cervejas especiais. “Não compramos volume de produção. Compramos marcas e o que elas significam”, afirma Marcel Sacco, diretor de marketing da Schincariol.

 

Com as compras, a empresa fincou sua bandeira no pedaço que mais cresce do mercado. No primeiro semestre de 2008, enquanto o setor apresentou uma expansão de 25%, as vendas de cervejas especiais saltaram 85%, segundo a Nielsen. A participação dessa categoria no mercado de cerveja, estimado em R$ 25 bilhões, ainda é residual, 0,4%, mas a margem de retorno é três vezes superior à da cerveja tradicional. Hoje, já existem mais de 80 microcervejarias no País, e o ritmo de expansão acompanha o do mercado americano. Lá, a maior fabricante de cervejas artesanais, a Samuel Adams, fatura US$ 300 milhões. “Arrematamos as três marcas mais imsignifiportantes desse mercado e, ao mesmo tempo, barramos um possível movimento da concorrência”, afirma Sacco. Com elas, a Schincariol também reforçou sua presença em três diferentes regiões geográficas: Rio de Janeiro, com a Devassa, São Paulo, com a Baden- Baden, e o Sul, com a Eisenbahn.


Independentemente dos feudos regionais, as três marcas não brigam entre si, afirma Sacco. A Devassa possui DNA tipicamente carioca. “Ela nasceu em boteco, é irreverente até no nome e no slogan ‘Um tesão de cerveja’”, diz ele. Já a Baden, avalia Sacco, remete à sofisticação, com edições especiais cujas garrafas custam R$ 72, como a Tripel. Seu marketing é voltado para a harmonização gastronômica. A Eisenbahn, por sua vez, tem como apelo sua própria origem: ela foi criada por uma família de Blumenau (SC) que desenvolveu um profundo conhecimento sobre o produto e segue os padrões da Reinheitsgebot, a Lei Alemã da Pureza, que determina o uso de puro malte de cevada, fermento, lúpulo e água na fabricação, sem a utilização de conservantes ou aditivos, o que garante um sabor e aroma acentuados. Juntas, as três marcas somam 27 tipos de cerveja, com preços que vão de R$ 2,90 (a versão Pilsen da Devassa) a R$ 80 (a Lust, da Eisenbahn, elaborada com o mesmo processo do champanhe). De quebra, significaram um passaporte para a Schincariol ingressar em ambientes mais exclusivos, como alguns restaurantes, hotéis e bares mais moderninhos. “O prestígio dessas grifes permeia toda a empresa”, diz Sacco.

 
 
DEVASSA: cerveja de nome “irreverente e espírito carioca”
A TRIPEL, DA BADEN-BADEN, DE R$ 72: marca sofisticada
EISENBAHN: respeito à Reinheitsgebot, a Lei Alemã da Pureza


Veículo: Revista Isto É Dinheiro

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>