Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

09/04/2012 10:54 - Brasileiro está tomando mais uísque. Mas tem de ser escocês

Em 2011, nova classe média se sentiu mais confiante para consumir bebidas mais sofisticadas


Nunca o brasileiro tomou tanto uísque. E não é qualquer uísque. A Scotch Whisky Association (SWA), a entidade escocesa que representa os fabricantes da bebida, chegou a comemorar: só no ano passado, as exportações da bebida para o Brasil alcançaram 99,2 milhões de libras esterlinas, ou R$ 259,5 milhões, ajudando as vendas de uísque do país do Reino Unido a baterem um recorde histórico.

O crescimento brasileiro, segundo a associação, foi o mais acelerado do planeta: 48% em relação a 2010. O valor monetário das vendas para o País foi mais de quatro vezes o exportado para o País em 2004, ano em que a importação brasileira de uísque escocês foi de 38 milhões de libras, ou R$ 143,9 milhões, já descontada a desvalorização do real.

"As marcas premium foram as que mais venderam", diz Colin Kavanagh, diretor de marketing da Pernod Ricard. "Tivemos alta de 24% para Ballantine's e de 42% para Chivas, que é a marca mais cara. A única que não teve crescimento foi Natu Nobilis, nossa marca mais barata e com malte nacional", acrescenta.

A multinacional francesa e a britânica Diageo são as maiores importadoras de uísque escocês do País. Em 2011, as duas bateram recordes de investimento em marketing para uísques.

Na Pernod, houve alta de 50% nos investimento em marketing para todas as marcas da companhia. Na Diageo, os "scotch" também lideraram a verba de propaganda. "Não revelamos valores, mas foi o maior investimento em marketing da história da Diageo no Brasil", diz Tânia Cesar, diretora executiva da fabricante do uísque Johnnie Walker.

O consumidor brasileiro, segundo Tania, consolidou no ano passado uma tendência que já vinha sendo desenhada: o rejuvenescimento da categoria. "Antes, uísque era uma bebida ligada a luxo e consumida só em momentos especiais. Hoje ela está mais presente e desmitificada: chegou aos happy hours e ao consumidor é mais jovem."

A nova classe média, segundo Kavanagh, é responsável pelo aumento do consumo da bebida. "Há dois ou três anos, a classe C já havia conquistado um maior poder aquisitivo. Mas, em 2011, esse consumidor percebeu que o ganho veio para ficar e graças a sua estabilidade financeira, ele se sentiu mais confiante para adquirir bens mais sofisticados. O uísque escocês, embora custe caro, é um luxo acessível", explica ele, que acredita que o consumo deve continuar crescendo em 2012.

Na outra ponta, quem não se deu bem foram os fabricantes de cachaça. Muitos consumidores deixaram a "branquinha" de lado e migraram para bebidas que conferem maior "status", como o uísque, segundo Tânia. Por isso, conforme o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), só as marcas premium de cachaça tiveram alta nas vendas. Em 2011, elas venderam 7% mais em volume, segundo o Ibrac. As populares permaneceram estáveis, depois de caírem de 2% a 3% entre 2009 e 2010.


Veículo: O Estado de S.Paulo


Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>