Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

24/02/2012 13:06 - Engarrafadora da Coca-Cola investe R$ 75 milhões

Mudanças no mix de produtos e o bom momento vivido pela economia do Paraná contribuíram para que a Spaipa, engarrafadora e distribuidora de produtos Coca-Cola, registrasse crescimento de 5,7% em volume e de 14% na receita em 2011, na comparação com o ano anterior.

 

O desempenho da empresa, que faturou R$ 2,5 bilhões, acompanhou o resultado global de vendas (aumento de 5%) e foi melhor que o obtido no sistema Coca-Cola no Brasil (1%). Para 2012, a intenção da direção da Spaipa é investir R$ 75 milhões em equipamentos, frota e armazéns, vender 5% mais e ampliar a receita em pelo menos 10%.

 

A Spaipa atende o Paraná e o interior de São Paulo. No Paraná, ela vendeu 6,4% mais em volume e, no interior do Estado vizinho, 4,4%. Neuri Pereira, superintendente de marketing e vendas, classifica 2011 como um ano positivo, mas o fôlego de 2010, quando o crescimento foi de 10,6%, ficou para trás. Ela explica que o aumento da receita foi maior que o de volume porque houve elevação de impostos federais em abril, o que resultou em repasse nos preços dos produtos, e porque foram feitos lançamentos de itens mais caros.

 

Nas categorias de não-carbonatados, como sucos, néctares, isotônicos, energéticos e outros, o aumento nas vendas foi de 31%. O segmento responde por 10% do volume e a meta é dobrar a participação até 2020. Nos refrigerantes, responsáveis por 78% do volume, as vendas cresceram 4% e, nas cervejas, 12%. Neuri conta que, há um ano, havia a intenção de crescer 7%, se o Produto Interno Bruto (PIB) chegasse a 5%. Como o desempenho econômico do país foi menor, as metas tiveram de ser revistas.

 

Em 2011, os investimentos da Spaipa somaram R$ 211 milhões, um recorde. A franqueada ampliou em 122% a capacidade de sua unidade de Maringá, Norte do Paraná, e a capacidade total da empresa subiu 30%. A ampliação da fábrica de Curitiba, que chegou a ser estudada, foi adiada. "Não há necessidade de ampliação antes da Copa", diz a diretora. Agora, a expectativa está na chegada de mais produtos, como sucos e chás.

 

Para atingir os objetivos de 2012, para o qual prevê um primeiro semestre mais fraco, Neuri conta que a empresa vai ter de melhorar processos e reduzir custos. Segundo ela, com o aquecimento do mercado de mão de obra, a concorrência das fábricas com a construção civil, ampliações da estrutura e redução da jornada, a folha de pagamentos cresceu.

 

No ano passado, a Spaipa tinha 3,1 mil empregados e, atualmente, conta com 4,6 mil. Segundo ela, outros itens que pressionam os preços são as embalagens e o açúcar, e nem sempre é possível fazer o repasse para o consumidor, para não comprometer as metas de volume. Criada em 1995, a Spaipa tem fábricas em Curitiba e Maringá, no Paraná, e Marília e Bauru, em São Paulo.

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>