Bebidas
20/02/2012 10:34 - Mercado de cervejas premium deve crescer quase 50% nos próximos 4 anos
O PREÇO, ANTES UM IMPEDITIVO PARA PARTE DOS CONSUMIDORES, CAI DEVIDO AO AUMENTO DE DEMANDA
Sempre apontada como a bebida do brasileiro, a cerveja passou a ser vista com outros olhos nos últimos anos.
Começaram a aparecer nas mesas de bar e gôndolas de supermercados cervejas diferentes das tradicionais. Não só na cor, mas também em sabor, aroma, dosagem alcoólica e na forma de consumo.
O apreciador dessas cervejas, em geral, conhece tipo de fermentação, origens e ingredientes utilizados. Fazem parte desse novo grupo, inclusive, pessoas que antes não consumiam cerveja e encontraram nesses novos produtos algo diferente das marcas "mainstream".
Um estudo pedido pela japonesa Kirin, antes da aquisição da Schincariol, aponta uma expectativa de crescimento de quase 50% no mercado de cervejas premium nos próximos quatro anos.
De olho nessa fatia, cervejarias nacionais, como Bamberg e Colorado, e importadores oferecem mais opções. Grandes marcas internacionais já aportam no país.
O preço, antes um impeditivo para parte dos consumidores, vem caindo devido ao aumento de demanda, que permite a diluição de custos -e também de concorrência.
Ainda assim, o preço ainda causa impacto aos novos consumidores dessas cervejas especiais, que custam entre R$ 3 e R$ 700.
O caminho para quem começa a experimentar esse universo premium e deseja um bom custo/benefício é começar pelos tipos mais baratos. Ajuda o bolso e também a desenvolver o paladar.
Entre as inúmeras opções, existem sabores amargos, adocicados, com notas de caramelo, de frutas, de café... Sem falar em potência alcoólica, corpo etc.
Identificar elementos que agradem ao seu paladar ajuda muito na hora de ir às compras. Buscar informações em livros, na internet e até nas redes sociais é outro caminho para quem quer ter mais certeza antes de investir o dinheiro nas cervejas.
Um ponto é certo: o caminho é sem volta. Quem começa a provar as cervejas especiais dificilmente retorna para as comuns do mercado.(EDU PASSARELLI é especialista em gestão de negócios em serviços de alimentação pelo Senac-SP, gastrônomo e dono de bar.)
Veículo: Folha de S.Paulo

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos