Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

16/02/2012 10:58 - Cervejarias investem em produto light

Petrópolis lança versões da Itaipava com menos álcool e calorias; nos EUA, segmento domina o mercado da bebida

Ambev já tentou lançar a versão da Brahma, mas desistiu devido à rejeição ao termo; hoje, aposta na Skol 360º

Na tentativa de desenvolver um mercado que é dominante nos EUA, a Cervejaria Petrópolis anunciou ontem o lançamento de uma cerveja light, com teor de álcool e calorias reduzidos.

A Itaipava Light tem 3,5% de teor alcoólico, ante 4,5% da versão normal. A redução calórica é de 25% -a lata de 350 ml tem 110 calorias.

Em 2003, a Ambev tentou emplacar a Brahma Light, novidade que já era um relançamento do produto criado originalmente em 1982 e que também teve vida curta.

Nos Estados Unidos, as versões light vendem mais do que as regulares: as quatro marcas mais populares no país são light, entre elas a Bud Light e a Miller Lite.

Lá, o apelo não está relacionado a calorias, e sim à redução do teor alcoólico ou à leveza da bebida.

A Ambev não desistiu do mercado de cervejas mais leves, apenas abandonou o termo "light" devido à rejeição por parte do público masculino. A Skol 360º tem o apelo das lights americanas.

Para o consultor de bebidas Adalberto Viviani, na época dos lançamentos da Brahma Light, o mercado brasileiro não estava maduro para absorver esse tipo de inovação. Mas isso mudou, diz.

"Chegou o momento. Estamos vivendo período de diferenciação no mercado de cerveja. Há dez anos, as pessoas buscavam consumir volume. Com o aumento da renda, elas querem novidades."

A Petrópolis pretende vender a Itaipava Light como um produto premium: a garrafa é verde, cor normalmente associada a cervejas de sabor mais acentuado. O preço sugerido ao consumidor no varejo (R$ 1,99 para a lata de 350 ml) é superior ao da Itaipava regular (R$ 1,39).

FEMININA

"Não é uma cerveja feminina. Queremos focar a comunicação na questão da saudabilidade e conquistar homens e mulheres", diz Douglas Costa, diretor de marketing da Petrópolis.

A Petrópolis faturou R$ 3,8 bilhões em 2011 e é a segunda maior cervejaria do país em participação de mercado. Em janeiro, tinha 10,9%, ante 68,47% da líder Ambev, segundo a consultoria Nielsen.

Sua atuação ainda é concentrada no Sudeste e no Centro-Oeste, onde conta com quatro fábricas. "Estamos estudando a localização da próxima fábrica, que será no Sul ou no Nordeste."


Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>