Bebidas
17/11/2008 08:21 - Dólar mais alto leva Salton a rever metas de crescimento
Caminhões disputam o mesmo espaço com carros e pessoas que carregam dezenas de caixas de um lado para o outro, para cima das carrocerias e para fora da sede da fabricante de bebidas Salton, na zona Norte de São Paulo. Entre um caminhão e uma pilha de caixas, uma porta leva ao escritório da empresa. Lá dentro, Angelo Salton, presidente da companhia, não esconde o entusiasmo com a temporada de fim de ano. O dólar mais alto deve inibir as vendas de vinhos e espumantes importados, o que pode impulsionar as vendas dos produtos brasileiros. Na Salton, a meta é vender 5 milhões de garrafas de espumante este ano, ante 3,6 milhões de garrafas vendidas no ano passado.
Nos cálculos do empresário, o crescimento das vendas de espumantes no fim do ano, que estava previsto para ser de 15%, deve alcançar até 25%. Cerca de 55% da produção deve ser comercializada nos últimos meses do ano. O mês começou com desempenho bastante positivo. Do dia primeiro até a manhã do dia 10 de novembro, a fabricante já havia comercializado 269 mil caixas de bebidas, o equivalente a cerca de R$ 10 milhões - 55% desse total de espumantes. Além dos espumantes, a empresa comercializa o Conhaque Presidente, vinhos e suco de uva. "Saímos de produtos populares e agora vendemos produtos de maior valor agregado", afirmou Salton.
Apesar das boas perspectivas, Salton não esconde a insegurança em relação a crise financeira internacional. O executivo expôs a Gazeta Mercantil o plano da empresa para enfrentar possíveis percalços da economia. "Nós vamos nos adaptar muito bem às novas condições. São trinta anos vivendo na crise. Mas a situação é preocupante", disse.
Logo após o início da crise, no dia seis de outubro, o empresário enviou uma mensagem para todos os diretores e gerentes da empresa com recomendações para os próximos meses. Entre os pedidos, Salton ressaltou a importância de vender para clientes que historicamente pagam em dia. "Não é hora de arriscar clientes", afirmou.
Além disso, o prazo das vendas precisa ser reduzido. Se em outras temporadas a empresa aceitava pagamentos até fevereiro, algumas vezes até março, a ordem de 2008 é antecipar o máximo possível. As vendas de final de ano devem ser contabilizadas de 15 de dezembro a 30 de janeiro, de acordo com Salton. "Se deixar os clientes querem pagar em fevereiro. Estamos negociando e conseguimos puxar", afirmou.
Na hora de abastecer a companhia, no entanto, a ordem é inversa. "Precisamos comprar com preços cada vez melhores e com prazos longos", disse. "Pagamentos para 30 de janeiro em diante. Agora é a vez do comprador", explicou.
Corte de custos
Outro pedido do empresário foi evitar o desperdício. "Precisamos conseguir melhorar a produtividade. Isso acontece com uma somatória de atitudes como evitar quebrar garrafas na hora de abastecer e desabastecer os caminhões, por exemplo", disse. "Os custos gerais da empresa também precisam cair. É hora de enxugar cada vez mais" , afirmou. Entre as áreas que devem ter o orçamento reduzido Salton destacou as ações de marketing e divulgação.
Enquanto a situação não se estabilizar, o empresário decretou que grandes investimentos estão suspensos. "Só quando for aprovado por toda a diretoria", disse. "Não é hora de trocar máquina copiadoras, fogão, geladeira, essas coisas. Os investimentos serão selecionados", disse.
Ainda de acordo com Salton, fazer caixa é imprescindível neste momento. "Precisamos transformar em vendas estoques parados. Precisamos pegar tudo que sobrou, vender e fazer dinheiro", afirmou.
Com grau de endividamento baixo, Salton ressaltou que as recomendações não fazem parte de nada exótico. "Eu só pedi o óbvio", disse o executivo.
Veículo: Gazeta Mercantil - 14/11/2008

Veja mais >>>
06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos