Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

03/02/2012 09:51 - Um gosto amargo do passado

Proibida pela Anvisa de vender sucos à base de aloe vera, a americana Forever Living aposta em uma bebida energética para recuperar a receita.

 
Qual a semelhança entre o telefone fixo, que você vê na foto abaixo, e os sucos à base de aloe vera (popularmente conhecida como babosa) produzidos pela empresa americana Forever Living? É que os dois, agora, são coisa do passado. O primeiro cresce a taxas vegetativas há vários anos no Brasil. O segundo, desde novembro de 2011, teve sua venda proibida no País pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por não ser comprovada a segurança da substância como alimento. A medida obrigou a Forever Living, que é a maior fabricante mundial de cosméticos e bebidas à base de aloe vera, a tirar do mercado seis tipos de sucos. Eles eram responsáveis por uma receita de US$ 45 milhões, aproximadamente 27% de suas vendas no Brasil em 2010.

O remédio que a filial brasileira encontrou para reduzir os impactos da proibição foi o FAB (Forever Active Boost), uma bebida energética sem a famosa babosa. “Esperamos cobrir a lacuna deixada pelos sucos”, afirma Fernando Junqueira, diretor-geral da subsidiária local. A Forever Living, que fatura US$ 2,8 bilhões mundialmente, manterá a mesma estratégia que usa para vender seus outros produtos. A empresa trabalha com um método do tipo pirâmide, no qual o representante ganha bonificações de acordo com o volume de vendas que ele gera por meio de suas indicações.

Desse modo, a marca tem uma carteira de um milhão de clientes fixos em todo o País. “Nossa propaganda é o boca a boca”, diz o executivo. “Queremos atrair os clientes pelo preço baixo e pelo sabor.”

Os concorrentes da Forever Living na área de energéticos, ao contrário, gastam enormes somas em publicidade. O exemplo mais relevante nesse sentido é a Red Bull, que investe em marketing aproximadamente 35% de sua receita global, estimada em € 21 bilhões. A entrada da Forever Living no setor de bebidas energéticas acontece em um momento no qual o setor passa por um crescimento expressivo. O mercado de bebidas cresceu 1,2% em volume de vendas em 2011, de acordo com a consultoria americana Nielsen. Já o de energéticos aumentou 39% no mesmo período. “O brasileiro está criando o hábito de tomar energéticos”, diz Claudio Czarnobai, analista da Nielsen. Com esse cenário, a Forever Living ainda espera a liberação dos sucos à base de aloe vera.

A companhia diz ter enviado para a Anvisa um dossiê que comprova a qualidade do produto. Apesar disso, a agência afirma não ter previsão de liberar a venda. “Os documentos científicos apresentados até o momento não foram suficientes para comprovar a segurança do consumo de aloe vera como alimento”, afirma Denise Resende, gerente-geral de alimentos da Anvisa. A instituição ainda acrescenta que, por nunca ter registrado esse tipo de alimento,  sua comercialização é classificada como uma  infração sanitária. A Forever Living alega que sempre trabalhou com o registro do Ministério da Agricultora, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Todos os sucos de origem vegetal são de competência do Mapa, que durante diversos anos deu anuência a esse produto”, afirma Junqueira.


Veículo: Revista Isto É Dinheiro

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>