Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

17/01/2012 11:49 - Comércio virtual de vinhos agora mira restaurantes

Depois de vender cerca de 1 milhão de garrafas em 2011, a Wine quer conquistar um novo e promissor mercado




O comércio de vinhos pela internet não é algo novo - algumas importadoras vendem a bebida em seus sites há uma década. Mas ainda hoje são poucas as empresas que elegem a web como o principal canal de vendas. Foi por enxergar essa lacuna que, em 2009, os empresários do Espírito Santo Rogério Salume e Anselmo Endlich criaram a Wine, uma empresa voltada exclusivamente para o comércio eletrônico de vinhos.

Ao focar a internet, a Wine rapidamente ganhou abrangência e escala. Em 2011, seu terceiro ano de vida, o negócio vendeu cerca de 1 milhão de garrafas, faturou R$ 36 milhões e contabilizou 11 mil membros em seu clube do vinho. O site expõe atualmente 40 mil rótulos, de 49 importadoras diferentes.

O crescimento acelerado e a presença de um sócio investidor deram fôlego para novas iniciativas. Em abril, a Wine passará a vender os vinhos não apenas ao consumidor final, mas também para restaurantes. O novo negócio, batizado de Wine2B, comercializará os rótulos de quatro vinícolas que o site passa a representar no Brasil.

Agora como importadora de vinhos para restaurantes, a Wine concorrerá, de forma tímida, com as demais empresas do setor e que hoje são suas parceiras. "Mas não disputaremos os mesmos clientes", enfatiza Endlich. "Nosso foco é atender restaurantes que ainda não são visitados pelas importadoras", garante o empreendedor.

Não será a primeira vez que a Wine modificará algumas das regras do mercado. Graças a uma embalagem simples e barata, que impede que as garrafas quebrem, a empresa obteve licença para transportar a bebida em aviões e, dessa forma, tornou a logística do produto mais rápida e também segura.

As entregas são feitas em até 48 horas, desde que o cliente esteja em um dos mil maiores municípios do País. Para as demais áreas, o prazo máximo é de 7 dias. Com essa capilaridade, a Wine conquistou muitos consumidores que moram em cidades pequenas, desbravando um mercado que as importadoras ainda não tinham atingido.

O sucesso nos municípios do interior fez os donos da Wine perceberem também que muitos restaurantes não eram atendidos pelas importadoras e, portanto, poderiam se transformar em clientes. "A nossa ideia é atender nosso consumidor final em todos os seus momentos de degustação do vinho. Seja em casa, seja no restaurante", define Endlich. Foi assim que surgiu a ideia embrionária da Wine2B.

"A Wine já promoveu uma mudança no mercado ao permitir que os consumidores comprassem o vinho de forma regular e prática na web, o que contribui para aumentar a venda da bebida no País", diz Leonardo Araújo, pesquisador da Fundação Dom Cabral e coautor do livro Empresas Proativas - Como antecipar mudanças no mercado. "Agora, promove uma nova alteração. E, toda vez que uma empresa muda as regras do jogo, ela se beneficia, mas também corre riscos."

Endlich e seu sócio sabem das dificuldades de vender para restaurantes. "Já trabalhamos nessa área e sabemos que a venda pede um contato pessoal. Também é necessário ajudar o restaurante a escolher os vinhos que harmonizam com seu cardápio", reconhece o empresário.

Mas como atender essa demanda pela web? "O site tem de funcionar apenas como tirador de pedidos", esclarece Endlich. "Teremos 200 funcionários que visitarão os restaurantes." A principal tarefa agora é recrutar essa mão de obra, talvez o primeiro novo desafio da Wine, que pretende contar com 2,5 mil empregados e ter R$ 500 milhões de faturamento em 2016.



Veículo: O Estado de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>