Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

21/12/2011 10:46 - A briga dos caminhantes

Dona do uísque Johnnie Walker, a Diageo tenta retirar o registro da nanica cachaça mineira João Andante.


As empresas têm a obrigação de defender a propriedade intelectual de seus produtos, bem como evitar cópias e o uso inadequado de suas marcas. Mas é preciso uma dose, sem trocadilhos e de álcool, de bom-senso para que uma postura defensável não termine gerando uma ressaca. Um exemplo dessa falta de medida veio da britânica Diageo, uma das maiores fabricantes mundiais de bebidas alcoólicas, com receita mundial de R$ 28 bilhões por ano. A empresa entrou com um pedido no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi) para anular o registro de uma pequena marca mineira de cachaça chamada João Andante.

O motivo: segundo a companhia, a João Andante “configura uma imitação de sua famosa marca de uísque Johnnie Walker” – a mais vendida do planeta – e pode atingir os esforços de consolidação do produto. “É uma tentativa de pegar carona na marca, criando uma associação indevida na mente dos consumidores”, diz um comunicado da Diageo enviado à DINHEIRO.  Seja qual for o veredicto do Inpi, pelo menos um feito a Diageo já conseguiu: divulgar nacionalmente o produto de uma empresa desconhecida de Belo Horizonte, administrada de maneira quase amadora e sem grandes pretensões comerciais. “Antes do processo, vendíamos em média 200 garrafas por mês”, diz Gabriel Silva, 28 anos, um dos quatro sócios da marca. “Agora, podemos chegar a duas mil unidades”. O faturamento mensal de R$ 8 mil deve se multiplicar por dez.
 
Em sua defesa, os donos da marca mineira alegam que o personagem João Andante é inspirado em três figuras diferentes: Dom Quixote, Jeca Tatu e Pablo Picasso. Ele representaria o homem simples do interior, que busca as melhores cachaças e as leva para as grandes cidades. De acordo com analistas ouvidos pela DINHEIRO, a Diageo pode ter, de fato, exagerado na dose. “Os produtos são de nichos distintos e não existe ameaça de perda de mercado”, diz Gilberto Galan, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing, de São Paulo. “Também não é uma imitação; no máximo, trata-se de uma sátira.”
 

Veículo: Revista Isto É Dinheiro

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>