Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

18/10/2011 12:33 - Ambev adequa produção ao freguês

A maior cervejaria das Américas quer estar preparada para as oscilações de demanda. Dos R$ 2,5 bilhões de investimentos anunciados pela Ambev este ano, R$ 1,1 bilhão estão sendo aplicados no Sudeste, para ampliar e modernizar as fábricas. Mais do que aumentar em 10% a capacidade de produção na região, onde a empresa soma 13 plantas, a iniciativa procura tornar as fábricas aptas a produzir diferentes versões e apresentações de cervejas, refrigerantes e demais bebidas não alcoólicas, ao sabor do gosto do público. Assim, a Ambev diminui custos logísticos e leva mais rápido o produto "da moda" ao ponto de venda. É o que a multinacional chama de "flexibilização total" do processo produtivo.

"Interessa deixar a fábrica pronta para fazer um pouco de tudo", disse ao Valor o vice-presidente industrial da Ambev, Márcio Fróes. "Essa é uma estratégia adotada no país inteiro, mas o Sudeste demanda mais inovações do que outras regiões". Hoje Fróes inaugura em Piraí, no Rio de Janeiro, a ampliação da filial, que passa a ter uma capacidade 35% maior. A fábrica, que recebeu investimentos de R$ 160 milhões, começa a envasar cervejas em latas de 269 ml e 473 ml. Até então, só a versão tradicional de 350 ml era produzida. Também foi instalada uma nova linha para garrafas de 600 ml e 300 ml.

Em refrigerantes, Piraí produzia apenas guaraná Antarctica, Pepsi e H2OH limão. Agora, vai fabricar todos os sabores e versões, incluindo diet e a marca Sukita, em embalagens PET e lata. Além disso, passa a produzir o energético Fusion, lançado este ano, cuja fabricação estava restrita a Viamão (RS).

"Temos fama de cortadores de custos e é claro que a companhia é fanática por redução de despesas, mas faz isso justamente para ter caixa para reinvestir", diz Fróes.

A estratégia de não ter um portfólio fixo em cada planta é acertada quando se tem grandes volumes, como a Ambev, diz o consultor Alberto Viviane. "Mas isso aumenta o desafio do controle logístico e da distribuição", afirma o especialista, que também lembra a necessidade da empresa de adaptar a produção aos dois grandes eventos mundiais que serão sediados no Brasil, a Copa do Mundo e a Olimpíada. Nesses momentos, a resposta à demanda precisa ser ainda mais rápida.

Nos próximos meses, a Ambev deve anunciar uma nova planta para envasar a marca Budweiser, que há dois meses começou a ser produzida em Jacareí (SP), nas versões lata, long neck e 600 ml. "O aumento da demanda exige uma segunda planta para produzir a marca, que vai precisar da certificação da Anheuser-Bush, um processo que demora entre quatro e cinco meses", afirma Fróes.

Em Jacareí, o aumento da capacidade produtiva este ano, de 12 para 14 milhões de hectolitros, está sendo puxado pela Budweiser, que até o fim do mês passa a ser distribuída para toda a região Sudeste e Sul. Até agora, a marca estava apenas no Rio e em São Paulo. Na unidade também começaram a ser produzidas cervejas em garrafas de 250 ml e 300 ml e a versão long neck da Stella Artois.

Em Jaguariúna, onde é fabricado o Gatorade, a linha de produção passou a envasar o isotônico em versões de um litro e 350 ml.

Em todo o Estado de São Paulo, os investimentos somam R$ 537 milhões, incluindo a construção de uma nova linha de produção em Guarulhos, para envasar 35 mil garrafas de 1 litro por hora, elevando em 15% a capacidade anual de 4,2 milhões de hectolitros.

Isoladamente, o maior investimento é feito em Sete Lagoas (MG). A quarta ampliação da filial, inaugurada em 2008, deve consumir R$ 250 milhões. A capacidade da fábrica vai praticamente dobrar, de 4,7 milhões para 9,3 milhões de hectolitros ao ano. No local, estão sendo instaladas duas novas linhas de envase: garrafas (60 mil por hora) e latas (120 mil por hora).


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>