Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

04/10/2011 12:01 - Custos maiores e queda no consumo preocupam o setor de suco de laranja

A cadeia de produção de suco de laranja é uma das mais importantes e bem desenvolvidas da agroindústria mundial. O Brasil é líder absoluto no setor, tanto na produção como na industrialização e na logística para a distribuição mundial. A maior parte das análises das questões econômicas e financeiras é realizada com foco no segmento da produção da fruta, no elo agrícola.

Neste momento, porém, é necessário analisar as principais ameaças e preocupações com o olhar em toda a cadeia, desde a produção da laranja até o consumo do suco.
O consumo mundial de suco de laranja vem diminuindo desde 2003. Os países mais tradicionais, como os da América do Norte e da Europa, foram os que tiveram as maiores retrações.

O mercado tem mostrado que, a partir de determinado preço, o consumidor passa a comprar outras bebidas, como águas saborizadas e isotônicos, além de sucos de outras frutas.

Pelo setor agrícola, a preocupação tem sido como conter os custos. Nunca houve, como nos últimos anos, necessidade tão grande de recursos para controlar pragas e doenças na cultura.

A análise dos últimos cinco anos mostra que houve significativo aumento de custos na produção. Em 2006, para produzir uma caixa gastava-se em torno de R$ 6. Em 2011, cerca de R$ 10 -mais 66% (dados do Agrianual FNP).

Houve aumento em todos os itens, mas principalmente em mão de obra e insumos. O item controle fitossanitário aumentou mais pela mudança brutal do pacote tecnológico para proteção contra pragas e doenças do que pelo aumento do custo individual dos defensivos.

Em alguns setores, o elo seguinte da cadeia -a indústria- absorve os aumentos de custos do setor agrícola. Isso ocorre quando a indústria consegue repassar o aumento de custos para os segmentos à frente. Entretanto, devido à retração do consumo, engarrafadores e supermercados não têm tido espaço para repasse sem que o consumo caia, pois, como dito anteriormente, o mercado externo tem dado sinais claros de que diminui o consumo quando os preços passam um patamar -acima de US$ 2.700 por tonelada de suco concentrado (FOB Roterdã).

Assim, a indústria tende a não remunerar os aumentos de custos, tornando as margens dos produtores mais estreitas -e até negativas. As alternativas para a solução são, por parte da indústria, a busca por aumento do mercado, seja na recuperação do mercado perdido na Europa e nos EUA, seja no crescimento em mercados emergentes.
Os citricultores, por sua vez, devem manter a busca constante por adoção de tecnologias que proporcionem aumento de produtividade, tentando ainda fazer uma boa gestão de custos, e, por último, mas não menos importante, tentando otimizar as vendas de suas frutas.


Veículo: Folha de S.Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>