Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

20/09/2011 11:37 - Indústria de bebidas se aproxima do consumidor

A indústria de bebidas deu mais um passo em direção ao consumidor final, eliminando intermediários. Exemplo disso é o grupo Schincariol, que, depois de ter registrado em 2010 faturamento de R$ 59 milhões somente no setor de franquias, pretende fechar 2011 com R$ 110 milhões, com a expansão da marca Devassa.

De olho na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, uma das metas é marcar presença em quinze aeroportos e em shoppings, além de investir na parceria com a livraria La Selva, onde serão instaladas 20 microcervejarias até o final de 2012. A empresa também aposta na franquia de bares de bandeira própria. Os planos são de inaugurar ainda neste ano quatro novas unidades na capital paulista, mercado com um dos tíquetes médios mais altos do grupo.

Pioneira no negócio, a AmBev dispõe de cinco modelos de franquia e foi a primeira a introduzir o conceito Nosso Bar, popular e destinado aos micro e pequenos empreendedores, beneficiados pela ampliação da classe C em todo o Brasil.


Schincariol planeja crescer em shoppings e aeroportos

Após registrar expansão de 440% no período compreendido entre o final de 2008 a 2011 e no rastro da concorrente, AmBev, o grupo Schincariol tem planos para consolidar-se até 2013 com 60 franquias e ampliar a aproximação com o consumidor final e eliminar intermediários, aplicando investimentos, especialmente, nas marcas Devassa e Nova Schin.

Este ano, a meta do Grupo Sonar, braço de franchising do grupo Schincariol, é ultrapassar os R$ 59 milhões faturados em 2009, para R$ 110 milhões, no final de 2011, com 42 unidades inauguradas em todo o País.

A meta agressiva inclui investir principalmente no "Ponto Devassa" e "Nova Schin", redes de quiosques desenvolvidas especialmente para crescer com o segmento de shoppings, numa área de 9 metros quadrados e investimento de R$ 155 mil, dos quais R$ 45 mil são destinados à taxa de franquia, e R$ 110 mil, à instalação do quiosque.

Há ainda a intenção de garantir espaço em pelo menos 15 aeroportos nacionais e internacionais até o primeiro semestre de 2012, alvo de grande disputa no setor, antecipando os investimentos aplicados até a Copa das Confederações e o Mundial de 2014. Nesses locais, a Sonar investe em parceria, até o final de 2012, com a La Selva Bookstore, rede de livrarias multisserviços onde serão instaladas 20 microcervejarias Devassa, desenvolvida para pontos de grande fluxo e metragens em torno de 100 m².

Com uma trajetória de expansão iniciada em 2008, coube à holding Sonar, criada em 2007 após a aquisição da marca Devassa pelo Grupo Schincariol, acelerar a expansão desse modelos de negócio nas Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. "Apostamos neste novo formato, pois queremos nos tornar ainda mais competitivos e atrativos neste segmento de franquias para uma base maior de investidores. O espaço e o investimento são menores, além do que o retorno sobre o investimento, se bem administrado, é garantido após apenas dois anos", afirma o diretor de Franquias da Sonar, Francisco Duarte.

Em São Paulo, cidade que ao lado do Rio de Janeiro concorre pelo segundo ticket médio da empresa no modelo de cervejaria (formato desenvolvido, com lojas de até 250m²), o grupo Sonar pretende abrir quatro novas cervejarias até o final do ano. O alvo são os bairros Granja Viana, Vila Madalena e Vila Boim.

A expansão inclui ainda fechar o ano com novos contratos nos três estados do sul do País e entrar no mercado nordestino até o final de 2012, em cidades como Salvador, Recife e Fortaleza. "Nosso crescimento está bastante acentuado, o que se explica pelo fato de termos conseguido definir um modelo de negócio rentável, de maior valor agregado e estimulado pelo aumento do poder de compra da população", diz Duarte.

De acordo com o executivo, o aumento do poder de compra da classe C despertou ainda o interesse pelo portfólio de cervejas premium, que este ano cresceu 8% , representado pelas marcas Devassa Premium, Eingeben e Baden Baden.

Há ainda o maior interesse pelos chopes fabricados pela marca, vendidos em cervejarias, de forma 100% artesanal e cujo processo inclui milcrofiltragem e transporte em caminhões refrigerados. "É óbvio que a logística desse processo afeta a formação do preço em nossas cervejarias, pois para preservar todas características da bebida, investimos na segurança da produção", aponta o diretor. Líder do setor, a AmBev foi a primeira companhia de seu segmento a desenvolver o modelo de franquias de bebida, com o projetos Nosso Bar.

A companhia também mantém outro cinco modelos de negócios: Quiosque Chopp Brahma, Loja Chopp Brahma Express, Carrinho Chopp Brahma. O modelo Nosso Bar, de franquia popular, é destinada aos micro e pequenos empreendedores e pretende incentivar os negócios na classe média, familiares.

A ideia é desenvolver o bar popular, respeitando as características de cada bairro e franqueado. A companhia também disputa o mercado de shoppings, com o formato Quiosque Chopp Brahma, desenvolvido para corredores de shoppings, aeroportos, rodoviárias e galerias. Os quiosques podem ser ter dimensões de 4m², 9m², e podem estar em lugares abertos ou fechados.


Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>