Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

13/09/2011 09:51 - Alambiques buscam ampliação de mercado

Encontro reúne 33 marcas de Minas, Rio, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Paraná.


Trabalhar o consumo consciente, incentivar a certificação e prospectar mercado para um produto de qualidade e genuinamente brasileiro: a cachaça. Esse é o objetivo do encontro "Pequenas Doses e Grandes Oportunidades", que será realizado hoje, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (Sebrae Nacional), em Brasília.

O evento é promovido pelo Sebrae, com apoio do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac). Entre o público-alvo estão lideranças do setor, formadores de opinião, acadêmicos, produtores, parlamentares e membros da Câmara Setorial da Cachaça e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As atividades terão início com o "Encontro de Negócios", no qual serão apresentadas aos representantes de hotéis, restaurantes, bares e supermercados da capital federal 33 marcas de pequenos alambiques de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Paraná. São marcas apoiadas pelo Sebrae, já certificadas ou em vias de obter o reconhecimento do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), a certificação orgânica ou a Indicação Geográfica (IG), concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). A cachaça de Paraty (RJ) já possui IG.

No encontro, será utilizada a metodologia Comércio Brasil, projeto desenvolvido pelo Sebrae e que conta com a figura do agente de mercado para aproximar ofertante e comprador. Em seguida, acontece a palestra magna sobre tendências e perspectivas de mercado para a cachaça, a ser ministrada pelo presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cachaça, Vicente Bastos.

O evento será encerrado com a degustação da bebida com petiscos harmonizados. Entre as marcas que participam do encontro, três integram o ranking das 20 principais do país, eleitas neste ano pela revista Playboy. Uma das três, a Vale Verde, produzida em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), ganhou o primeiro lugar. Foram mais de 100 marcas avaliadas. A eleição é feita a cada dois anos.

O setor produtivo da cachaça desempenha importante papel na economia nacional. Segundo dados do Ibrac, há mais de 40 mil produtores da bebida no país. Destes, 99% são donos de negócios de micro e pequeno porte. Diante dessa representatividade dos pequenos negócios, o Sebrae desenvolve projetos voltados ao setor em 11 estados. Um dos focos é o acesso a mercados e o apoio à certificação por meio do programa Bônus Certificação, que subsidia até 50% dos custos desse processo para micro e pequenas empresas do setor, inseridas em Arranjos Produtivos Locais (APL) ou em ações coletivas desenvolvidas por suas unidades estaduais.

"Essa é a primeira vez que o Sebrae realiza um evento para promover principalmente a certificação da cachaça, com a presença de formadores de opinião. Esse processo contribui para que se firme no mercado nacional e internacional a cachaça de qualidade", afirma a coordenadora da Carteira da Cachaça no Sebrae, Sylvia Cassimiro.


IPI - O Ibrac tem realizado campanha para incentivar os produtores de cachaça a se registrarem no Mapa, a seguirem a legislação vigente e as normas de boas práticas de fabricação, e possuírem selo de Imposto de Produto Industrializado (IPI) afixado na garrafa. "O setor, juntamente com o Sebrae, tem atuado para que a cachaça seja apreciada, com moderação, como bebida fina, a exemplo do vinho e do whisky. O consumo de uma cachaça que não possui os registros nos órgãos competentes pode ser prejudicial à saúde", alerta o presidente do Ibrac, Cesar Rosa.

Daniela Vilaça é dona das marcas Prosa e Viola e Terra de Minas, produzidas na Fazenda Alvorada, em Morro da Garça, na região Central de Minas Gerais. Ela faz parte do grupo de produtores do Estado que trará suas marcas a Brasília. As bebidas apresentam cores e características exclusivas, resultado da diferença dos anos de envelhecimento e condições de produção. Sua fabricação artesanal é de cerca de 40 mil litros por ano. "Estou com grandes expectativas em relação ao evento.  uma boa oportunidade para entrar no mercado de Brasília e fazer novos contatos", destaca.

O alambique de Daniela existe desde 2004. Em 2007, suas duas marcas foram as primeiras do Estado a adquirirem a Certificação de Qualidade do Inmetro. Para alcançar esse estágio, ela lembra que contou com o apoio do Sebrae. "Antes da certificação, tínhamos dificuldade de provar ao cliente a qualidade do produto. A conquista deu mais credibilidade às recentes marcas no mercado", destaca. A empresa negocia a exportação dos seus produtos aos Estados Unidos. (ASN)


Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>