Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

29/07/2011 08:26 - Mineiro vira rei da água de coco na terra do Tio Sam

Uma boa ideia pode, sim, se transformar em um excelente negócio, mas é preciso um pouco de sorte, persistência e muito planejamento. Foi o que aconteceu com o mineiro Rodrigo Veloso que, durante um MBA na Fundação Getulio Vargas (FGV), definiu estratégias para "se lançar" no mercado internacional.

 

Determinado, Veloso chegou aos Estados Unidos no final de 2005 e, no mesmo ano, fundou em Los Angeles, Califórnia, a revenda de bebidas funcionais naturais O.N.E. (One Natural Experience), uma ideia que, no início, pareceu bem complicada. "Eu tinha pela frente a árdua tarefa de introduzir no paladar norte-americano, marcado pela junk food, uma bebida saudável, tipicamente brasileira, mas ‘totalmente’ desconhecida na terra do Tio Sam."

 

Em 2006, Veloso lançou seu principal produto, a água de coco (O.N.E. Coconut Water). Em pouco mais de um ano, a empresa vendeu US$ 1 milhão. Em 2008, o faturamento atingiu US$ 10 milhões. Hoje a linha de produtos inclui diversos itens, todos eles à base de água de coco. "São bebidas que misturam o produto típico brasileiro a sucos de frutas tropicais, ervas, entre outras coisas", explicou.

 

Seis anos se passaram, o trabalho de convencimento de Veloso continua, mas o negócio tem dado certo. Em 2010, a O.N.E. faturou US$ 50 milhões e, para este ano, a meta é dobrar a receita, chegando a US$ 100 milhões.

 

Produção - Apesar da origem brasileira do fundador, a empresa não possui produção no Brasil. Quando começou, ela acontecia de maneira terceirizada na fábrica da Kero Coco (Pernambuco e Espírito Santo) mas, com o tempo e o crescimento na demanda, foi necessário construir fábricas próprias.

 

"Nós sabíamos que o Brasil não atenderia nossa demanda por matéria-prima, no caso a água de coco. Então buscamos países do sudeste asiático, onde há grande produção de coco e comercilização apenas da polpa. Lá encontramos o que precisávamos", lembrou Veloso, hoje Chief Executive Officer (CEO) da O.N.E.

 

A empresa mantém duas fábricas nas Filipinas e uma na Indonésia, onde são processados 3 milhões de cocos por dia. O fundador da O.N.E. explica que a intenção era trabalhar com matéria-prima que fosse considerada resíduo pela indústria. "No sudeste asiático eles vendiam a polpa do coco e a água era jogada fora", disse.

 

O negócio de Veloso deu tão certo que atraiu a atenção de uma das gigantes do mercado de food service, a Pepsico. Em 2009, a empresa realizou o primeiro investimento na O.N.E. e adquiriu algumas ações. Recentemente, ela fez novo aporte e assumiu o controle, com 51% das ações. "Em breve, a Pepsico deve comprar as ações restantes."

 

Veloso explica que o dinheiro será utilizado para financiar o crescimento da O.N.E. "A partir de agora a O.N.E. poderá utilizar o sistema de distribuição da Pepsico em todo o mundo. Com isso, poderemos chegar a muitos outros países e eu poderei alcançar a minha meta, que sempre foi vender US$ 1 bilhão em água de coco." Atualmente, a empresa comercializa seus produtos nos Estados Unidos e no Canadá e se prepara para entrar na Europa ainda este ano.

 

Para isso, ele sabe que o caminho não é fácil. O trabalho de comercializar a água de coco fora do Brasil é de convencimento. "Temos que apresentar o produto aos consumidores, com todas as qualidades e benefícios que ele traz. Cada vez que convencemos uma pessoa a deixar de tomar um refrigerante ou isotônico para tomar o nosso produto é uma vitória."

 

Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>