Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

31/05/2011 11:41 - Pub de luxo é arma da Diageo para promover uísque na China

A Diageo abriu este mês um centro de degustações no agitado distrito da Concessão Francesa em Xangai, na China, com o objetivo de intensificar os negócios na China para a marca de uísque Johnnie Walker. Não se trata de um típico pub escocês. Os visitantes da Johnnie Walker House - um palacete cuja reforma consumiu quase US$ 3,2 milhões - são servidos no primeiro andar, onde a iluminação feita a partir de garrafas de uísque e as paredes de cevada remetem às as raízes da bebida.

 

Clientes selecionados - influentes ou de bolsos recheados - ganham convites para aulas de destilação ministradas no segundo e terceiro andares, além de informações sobre os desenhos das garrafas personalizadas e embalagens feitas sob encomenda. Também degustam uísque de garrafas caras como a da 1910 Edition, de US$ 2 mil. Esse templo referente a tudo que envolve Johnnie Walker "é apenas a primeira de muitas iniciativas que vêm por aí", para estimular o crescimento na China, segundo explica Gilbert Ghostine, presidente da Diageo na região.

 

A maior destilaria do mundo quer aumentar a apreciação do uísque num mercado em que o conhaque responde por 66% do valor de todos os destilados importados, segundo a revista "International Wine and Spirits Research Magazine" (IWSR). O uísque tem uma participação de 29% no mercado, segundo a revista. "O conhaque está estabelecido há 70 ou 80 anos como uma categoria de luxo", diz Trevor Stirling, analista da Sanford C. Bernstein de Londres.

 

A Diageo controla um terço da unidade de bebidas alcoólicas da LVMH Möet Hennessy Louis Vuitton na China, o que dá a ela uma parcela dos lucros obtidos com as vendas do conhaque Hennessy, a marca número 1 do país em vendas. Mesmo assim, o acordo da joint venture limita a participação da Diageo nos lucros e sua capacidade de crescer mais por conta própria no segmento de conhaques na região. Portanto, a Diageo está se voltando para o uísque para atender a demanda crescente dos chineses por bebidas alcoólicas sofisticadas. "Marcas como Johnnie Walker, que são sofisticadas, despertam desejos e são líderes nacionais, podem oferecer a você status na China", afirma Ghostine.

 

É mais fácil fazer os consumidores começarem a beber uísque do que conhaque, diz Ghostine. Na Ásia, o uísque é sempre diluído em uma mistura que inclui chá verde na China, que pode atrair consumidores mais jovens, que sempre preferem bebidas mais leves.

 

A China continental deverá ser o mercado de maior crescimento para os artigos de luxo em 2011 e o terceiro maior mercado do setor até 2015, segundo a consultoria Bain. O segmento superpremium inclui bebidas caras e altamente lucrativas - populares entre os ricos chineses. A companhia afirma que a alta na demanda de seus chamados uísques "superdeluxe" na região da Ásia-Pacífico - incluindo o "The John Walker", cuja garrafa custa US$ 3.000 - vem sendo duas vezes maior que os 8% dos demais destilados "superdeluxe".

 

A Diageo está contando com mercados emergentes como a China, onde a economia deverá crescer três vezes mais que as dos Estados Unidos e Europa este ano, para conseguir o salto que precisa para acompanhar o ritmo dos concorrentes Pernod-Ricard e Remy Cointreau. Ambas crescem mais rápido em parte por causa da popularidade de seus conhaques na Ásia.

 

A Diageo também está tentando alcançar o uísque da Pernod, o mais vendido na China - o Chivas Regal tem 37,5% do mercado de uísques em volume, enquanto a Diageo teve 27% no ano passado, segundo a Euromonitor. O mercado de bebidas deverá crescer 14% em valor nos dez anos até 2015, segundo a Euromonitor. Isso ainda é menos que o total esperado para o segmento de conhaques: 17%.

 


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>