Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

06/05/2011 10:34 - Suco fica mais caro e menos rentável para Wow e Shefa

Encarecimento das frutas, do açúcar e aumento salarial levam fabricantes a adotar novos programas de redução de custos

 

Nunca foi tão árduo vender suco de caixinha. O problema não é exatamente a demanda, que cresce a dois dígitos, embora em velocidade menor que nos últimos dois anos. Em 2010, o mercado brasileiro de suco de frutas pronto movimentou R$ 2 bilhões, 22% a
mais que em 2009, quando as vendas cresceram11%, de acordo com a Nielsen. Dois desafios, contudo, estão literalmente deixando os fabricantes da bebida de copo vazio.

 

Desabastecimento das frutas mais consumidas pelos brasileiros — uva e laranja — e a baixa rentabilidade sobre o produto final estão levando as indústrias a buscarem alternativas como a renegociação com fornecedores de polpa e a implantação de programas de redução de custo, a exemplo do que tem feito a Wow Nutrition, empresa do grupo taiwanês Brasfanta dona damarca Sufresh.

 

O aumento das exportações brasileiras de açúcar combinado à explosão no preço das polpas de frutas e uma pressão generalizada pelo aumento de salários dos funcionários do chão de fábrica estão respingando no preço pago pelo consumidor, que sofreu um reajuste de 6,5% a 9% no último mês.

 

O repasse, explicam os fabricantes, não é suficiente para cobrir os custos. A polpa de uva subiu 18% em média, enquanto que a de morango passou dos 100%. “Apesar do avanço das vendas de suco tanto em volume quanto em valor, desde o último trimestre de 2010, quando a rentabilidade caiu de 30% a 40%, o cenário ficou complicado”, afirma William de Angelis Sallum, diretor-geral daWow.

 

No primeiro trimestre deste ano, informa o executivo, a rentabilidade da companhia com suco de frutas apresentou queda em relação ao mesmo período de 2009, apesar do aumento das vendas.

 

Adalberto Viviani, presidente da Concept, consultoria especializada em bebidas e alimentos, diz que a entrada de fabricantes pequenos no negócio de sucos comestratégias agressivas de preços baixos para conquistar consumidores acabou por canibalizar o mercado e reduziu seriamente as margens.

 

Para reverter este cenário, Sallum traçou uma estratégia baseada em um programa de redução de custos, o que envolve a renegociação e até mesmo troca de fornecedores, a revisão de processos que acarretavam em desperdícios na fábrica, o desenvolvimento de produtos com alternativas de matéria- prima e até mesmo alterações
na rota de distribuição. “Sãomudanças emtodos os níveis e áreas”, afirma Sallum, sem entrar em detalhes.

 

Ele explica que, agora, a busca por redução de custos e de perdas será feita com mais afinco. “Estamos buscando centavos e índices melhores, seja de produtividade ou de perdas”, diz o executivo.

 

Na Shefa, fabricante de sucos de frutas e de soja e chás prontos, a preocupação com a alta das commodities também é grande. “O açúcar aumentou violentamente e a soja também tem subido muito. Além do custo mais alto, o que realmente preocupa é o desabastecimento. Até dois meses atrás, não tinha polpa de uva para comprar e, agora, você não encontra laranja com grau de acidez e açúcar na medida requeridos pela indústria de sucos”, conta.

 

A esperança é que os novos períodos de safra, a exemplo da de laranja que acabou de iniciar, tragam um cenário melhor aos fabricantes.

 

Veículo: Brasil Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/02/2024 12:05 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:31 - Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados
05/02/2024 17:19 - Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023
10/01/2024 17:45 - Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente
13/10/2023 10:28 - Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!
30/08/2023 17:19 - Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave
30/08/2023 17:16 - Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado
24/08/2023 16:34 - Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras
11/08/2023 16:22 - Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica
07/08/2023 16:53 - Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade
03/08/2023 16:57 - Start up começa a fornecer vinhos para supermercados
19/07/2023 10:47 - The Coca-Cola Company anuncia nova presidente para América Latina
05/06/2023 15:33 - Grupo Heineken lança programa para neutralizar emissões de carbono até 2040
05/06/2023 15:25 - Pérgola comemora 9 anos consecutivos como o vinho mais vendido no Brasil
02/06/2023 10:20 - Vinícola reduz 99% dos herbicidas em seus vinhedos

Veja mais >>>